O LEGADO PARA OS PROFESSORES DO GOVERNO DA PREFEITA DOMINGAS DA PAIXÃO




Hoje comemoramos o dia dos Professores, uma data de extrema relevância para nosso país, muito em função da importância desses profissionais para construção de uma sociedade mais justa e igual. Dado o valor histórico desse dia, resolvemos elucidar as conquistas que os professores e professoras alcançaram nos últimos anos no município de Governador Mangabeira, especificamente no governo da prefeita Domingas Souza da Paixão, levando em consideração o significado desses avanços para a categoria, enquanto reconhecimento desses profissionais para nossa sociedade. Vejamos algumas delas:
Valorização Salarial – cumprimento do piso nacional, reajuste anual acima da inflação e a incorporação de 25% de regência e 20% de atividade complementar, além do enquadramento de dezenas de professores e professoras para o regime de 40 horas semanal.
Formação continuada – dezenas de professores conseguiram o curso superior em pedagogia, através do PARFOR, uma parceria entre a UFRB e a Prefeitura Municipal, além da especialização em História e Cultura Afrobrasileira para mais de 40 educadores e educadoras, também em parceria com a UFRB.
Nova Legislação -  Aprovação do novo Plano de Carreira e Estatuto do Magistério, além do Plano Municipal da Educação, bem como, foi desenvolvida a implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afrobrasileira na educação básica de todo o país e reduziu para 13 aulas a carga horária semanal dos professores do Ensino Fundamental anos finais.
Associadas a essas conquistas, soma-se a preocupação com as condições materiais para os educadores ministrarem suas aulas, quando diversas escolas foram reformadas e dotadas de mobiliários de primeira qualidade, construção de uma nova escola na sede (Elza Souza) e elevação do IDEB. Também foram adquiridos livros paradidáticos para auxiliar na elaboração das aulas, além da realização de seminários, oficinas e palestras voltadas para a formação continuada e a liberação de ônibus para a realização de atividades de campo, não se esquecendo da articulação para a instalação da FAMAM e IF Baiano no município, da eleição direta para gestores, publicação de um livro sobre a história do município e o constante diálogo com a categoria através da sua entidade representativa – APLB.
“Evidente, que essa reflexão não se fundamenta apenas na concepção politico-partidária, mas no reconhecimento das ações de uma gestão, que se preocupou com a valorização e o reconhecimento dos professores e professoras, entendendo o valor da educação para a efetivação de uma sociedade justa e igualitária, contribuindo para a disseminação da máxima proferida por Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
Parabéns professores e professoras, a luta continua.... Valeu prefeita Domingas Souza da Paixão”, salienta professor Borges – secretário da SEPROMI.

Postar um comentário

0 Comentários