21 de janeiro: dia nacional de combate a IntolerĂ¢ncia Religiosa


Em outubro de 1999, o jornal Folha Universal estampou em sua capa uma foto da iyalorixĂ¡ GildĂ¡sia dos Santos e Santos, a MĂ£e Gilda, em publicaĂ§Ă£o com o tĂ­tulo "Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes". A casa da MĂ£e Gilda foi invadida, seu marido foi agredido verbal e fisicamente e seu terreiro, depredado por integrantes de outro segmento religioso. MĂ£e Gilda morreu em 21 de janeiro de 2000, vĂ­tima de um infarto. Para combater atitudes discriminatĂ³rias e prestar homenagem a MĂ£e Gilda, foi instituĂ­do, em 27 de dezembro de 2007, pela Lei 11.635, o Dia Nacional de Combate Ă  IntolerĂ¢ncia Religiosa, celebrado hoje (21).

MĂ£e Jaciara – Sucessora de MĂ£e Gilda no Terreiro AxĂ© AbassĂ¡ de Ogum, MĂ£e Jaciara Ă© taxativa quando expressa sua opiniĂ£o. “O maior problema para mim como YalorixĂ¡ de um Terreiro de CandomblĂ© Ă© o preconceito que as pessoas tem pela histĂ³ria e imagem distorcida que tem a respeito ao candomblĂ©. As pessoas relacionam a nossa religiĂ£o a prĂ¡ticas de magias negras e cultos demonĂ­acos. NĂ£o poderia estar mais longe da verdade”.

A Secretaria de PromoĂ§Ă£o Igualdade - SEPROMI, do municĂ­pio de Governador Mangabeira - Bahia, tambĂ©m defende o respeito a todas as religiões e repudia toda e qualquer forma de discriminaĂ§Ă£o religiosa, pois a toda pessoa Ă© concedido o direito de escolher a sua crença religiosa.

Fontes: www.geledes.org.br/hoje-na-historia-21-de-janeiro-dia-nacional-de-combate-intolerancia-religiosa-2/  e agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2015-01/no-dia-de-combate-intolerencia-religiosa-lideres-alertam-sobre

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios