Diretor de Juventude da SEPROMI - Daniel Souza, destaca-se em Oratória na Sessão Especial da Câmara de Vereadores sobre Consciência Negra




Com uma oratória brilhante, o Diretor de Juventude da SEPROMI - Daniel Souza foi destaque na Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira na data de hoje (20/11/2015), em alusão ao dia da Consciência Negra, referenciando a luta de Zumbi dos Palmares, o qual foi assassinado em 20 de novembro 1695. A Sessão foi organizada em parceria com a SEPROMI, como forma de realizar reflexões acerca dessa data em nosso município, uma vez que através de um projeto do Vereador Nerinho o dia 20 de novembro se transformou em feriado municipal.
Na sua oratória, Daniel procurou responder quatro questões centrais acerca da temática em foco: por que se comemora o dia da consciência negra em 20 de novembro? Quem foi Zumbi dos Palmares? Para que comemorarmos o dia da consciência negra? Qual a importância do dia 20 de novembro ser feriado municipal em Governador Mangabeira?
Também, durante a Sessão, cada vereador homenageou uma pessoa negra com o Troféu Zumbi dos Palmares, comenda criada através de um projeto do vereador Nerinho, ainda foi prestada uma homenagem especial a secretária de Educação Maria das Graças (Gal).
Dentre as autoridades presentes no evento, destacam-se a prefeita Domingas, o representante do deputado federal Jorge Solla – Júlio Pinheiro, os secretário municipais: Professor Borges (SEPROMI), Dionilson Sena (Finanças) Cleriston Guinha (Meio Ambiente) e Maria das Graças (Educação), ex-prefeito Adauto João Mamona e outras. No seu discurso a prefeita Domingas enfatizou a importância do dia da consciência negra, bem como relatou um pouco da sua história de vida, chamando atenção das discriminações sofridas por ser negra.
O evento contou com uma boa presença do público, entre professores, professoras, estudantes, representantes de movimentos sociais e pessoas da comunidade em geral.
“Parabenizamos aos vereadores pelo brilhante Sessão, em especial ao edil Nerinho e o presidente da Câmara – Edgard Henrique, um momento valioso para a população negra mangabeirense, também parabenizamos as pessoas que receberam o troféu Zumbi dos Palmares, a Secretária de Educação Maria das Graças pela homenagem especial e a Daniel Souza pelo brilhante discurso, algo consistente e fundamentado na história e conquistas do povo negro brasileiro”, salientou o professor Borges.

 

Postar um comentário

0 Comentários