CAMPANHA OTUBRO ROSA

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos órgãos públicos e movimentos sociais, dirigida a sociedade e às mulheres, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa campanha surgiu como um movimento popular e atualmente tem adesão e reconhecimento internacional. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, das empresas e entidades a aderir a causa. Este movimento começou nos Estados Unidos, chegando ao Brasil em 2008.

O câncer de mama é um grupo heterogêneo de doenças, com comportamentos distintos. O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

Na medida em que as ações de rastreamento do câncer de mama forem expandidas na população-alvo, espera-se que a apresentação da doença seja cada vez mais por imagem e menos por sintoma, ampliando-se as possibilidades de intervenção conservadora e prognóstico favorável. Destaca-se, no entanto, que mesmo nos países com rastreamento bem organizado e boa cobertura, aproximadamente metade dos casos são detectados em fase sintomática, o que aponta a necessidade de valorização do diagnóstico precoce.


Postar um comentário

0 Comentários