Dilma serĂ¡ a primeira mulher a abrir Assembleia Geral da ONU

A dois dias da viagem para Nova York, onde a presidenta Dilma Rousseff farĂ¡ o discurso de abertura da Assembleia Geral da OrganizaĂ§Ă£o das Nações Unidas (ONU), uma intensa agenda internacional que inclui reuniões privadas com cinco presidentes e discussões que vĂ£o desde a crise econĂ´mica internacional atĂ© energia nuclear e os conflitos nos paĂ­ses muçulmanos aguarda a presidenta. SerĂ¡ a primeira vez que uma mulher farĂ¡ o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. Para diplomatas, Ă© o principal evento internacional do ano.
Antes da abertura da assembleia, no dia 21, Dilma vai se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na prĂ³xima terça-feira (20) Ă  tarde. De acordo com assessores, serĂ¡ a continuidade das conversas que eles iniciaram em março, em BrasĂ­lia. Depois da conversa, Dilma participa da reuniĂ£o denominada Governo Aberto – que engloba 60 paĂ­ses que se dispõem a adotar medidas transparentes e de apoio conjunto.
Obama comandarĂ¡ a reuniĂ£o do Governo Aberto. O tema da reuniĂ£o que se refere Ă s medidas de transparĂªncia foi proposto pelo presidente norte-americano. O porta-voz da PresidĂªncia da RepĂºblica, Rodrigo Baena, disse que a prĂ³xima reuniĂ£o do grupo deve ocorrer no Brasil, em 2012. O tema estĂ¡ em discussĂ£o na Controladoria Geral da UniĂ£o (CGU).

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios