Um exemplo de  brinquedo que surgiu no Antigo Egito, há mais de 3000 anos, é o Tic-tac-toe, um  jogo de tabuleiro em que o objetivo é ser o primeiro jogador a pôr três peças na  mesma linha. Você o conhece como jogo da velha.
O Shisima,  originado no Quênia (outro país da África), tem o mesmo objetivo do Tic-tac-toe.  A palavra Shisima quer dizer “extensão de água” e o que o diferencia do jogo  egípcio é que o tabuleiro tem o formato de um octógono.
Já no Zimbábue,  esse brinquedo era chamado de Tsoro Yematatu, que significa “jogo de pedra  jogado com três”. A diferença para os outros dois citados também está no  tabuleiro, que nesse caso tem a forma de um triângulo isósceles.
Outro jogo muito  popular da África chama-se Mankala, que significa “transferir”. Os Mankalas  constituem uma família de jogos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou  quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas pedrinhas.
O site Ludomania apresenta vários  jogos, entre eles a Mankala. Visite-o e veja se você descobre os conceitos  matemáticos envolvidos. 
Fonte: www.portalpositivo.com.br 


 
 
 
 
8 Comentários
Obrigada pela dica!
Professora Lauseli
Professora: Odalícia