Quase metade das armas no Brasil são ilegais

Uma pesquisa revelou a quantidade de armas de fogo existentes no Brasil. A maioria delas está nas mãos da população civil e quase metade é ilegal.
Durante a ocupação do Complexo do Alemão no mês passado, a polícia do Rio de Janeiro apreendeu 563 armas, entre elas metralhadoras, fuzis e pistolas, arsenal de guerra do tráfico.
Apenas uma pequena parte das 16 milhões de armas que circulam no país, como mostra a pesquisa divulgada nesta segunda. Dessas só dois milhões estão com as forças de segurança: militares e policiais. Todas as outras estão com civis. São ilegais 7,6 milhões armas.
A pesquisa também derruba antigos mitos: 80% das armas apreendidas são fabricadas no Brasil e não contrabandeadas de outros países. E são pequenas, revólveres e pistolas, por exemplo.Para a ONG Viva Rio, responsável pela pesquisa, o país precisa controlar melhor a fabricação e o transporte dessas armas.
O estudo será apresentado em uma reunião com todos secretários de Segurança Pública do país. Desde 2004, quando entrou em vigor o estatuto do desarmamento, o governo destruiu mais de 1,6 milhão armas. Agora, pretende fazer uma nova campanha para entrega voluntária por parte do cidadão.

Fonte: JN

Postar um comentário

0 Comentários