ONU dá diretrizes de prevenção para trabalhadores que convivem com Aids

A ONU publicou novas diretrizes internacionais para garantir que os trabalhadores de saúde em áreas com alta prevalência da aids e tuberculose tenham um acesso adequado às precauções e ao tratamento contra estas doenças.
"Estima-se que por ano 1 mil profissionais de saúde contraem HIV no local de trabalho e muitos outros tuberculose", detalha um relatório conjunto das agências responsáveis das Nações Unidas para impulsionar o combate essas diretrizes.
Estes organismos são a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e o Programa conjunto da ONU sobre o HIV/aids (Unaids), que calculam que 60 milhões de pessoas formam o pessoal sanitário no mundo.
"Estas diretrizes apontam para garantir que os trabalhadores da saúde tenham acesso às precauções universais", assinala o diretor-executivo do setor de proteção social da OIT, Assane Diop.
Entre as precauções as que se referem inclusive o tratamento preventivo para a tuberculose, a profilaxia posterior à exposição e ao tratamento, sistemas de indenização para o contágio no lugar de trabalho, e seguridade social efetiva.Fonte "A Página do Recôncavo".

Postar um comentário

0 Comentários