Exército, Marinha e Aeronáutica participam das ações no Rio

Foi uma demonstração de união para a guerra contra os traficantes. Os generais do Exército vieram com farda de combate. Participaram também os comandantes da Marinha e da Aeronáutica.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou ao governador Sérgio Cabral o apoio que será dado neste primeiro momento.
saiba mais
O ministro da Defesa definiu com a equipe de segurança do estado qual vai ser a participação do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
São 800 paraquedistas, a tropa de elite do Exército. Não haverá recrutas nem soldados temporários, apenas militares profissionais. Todos com experiência e em grande parte que já atuaram inclusive no Haiti.
Eles vão patrulhar as áreas no entorno dos conjuntos de favelas da Penha e do Alemão, em cerca de 40 pontos, em grupos e estarão sempre acompanhados de policiais federais e militares.
A tropa federal vai dar apoio aos 510 homens das polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro, que já estão fazendo a ocupação das favelas.
A Marinha empregará mais dez carros blindados para transporte de tropas. A maior parte deles sem pneus, sob lagartas, o que possibilita o avanço mesmo nas piores situações.
A Aeronáutica colocará três helicópteros blindados em operações. Dois são de grande porte, conhecidos como superpumá, que podem levar até 16 homens armados ao mesmo tempo.
Por causa do grande número de homens empregados, a autorização teve que ser dada pelo próprio presidente da República. Além dos militares, 300 policiais federais vieram de outros estados e já estão em ação no conjunto de favelas.
Os militares ficarão sob o comando dos seus próprios oficiais, mas subordinados à estratégia traçada pela equipe de segurança estadual.
Fonte: JN

Postar um comentário

0 Comentários