Opas adverte que número de mortos e afetados por cólera no Haiti pode ser maior do que o divulgado

As autoridades da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informaram hoje (28) que o número de mortos e contaminados por cólera no Haiti pode estar subestimado. De acordo com os especialistas, há regiões no país em que as pessoas apresentam diarreia e mal-estar, mas não recebem tratamento médico. Esses casos sequer são registrados como de suspeita da doença. As informações são da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para os especialistas da Opas, não há sinais de recuo do cólera no país. Pelos dados do último boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado ontem (27), foram notificadas 292 mortes e 4.147 casos de contaminação. No documento anterior, os registros eram de 284 mortos e 3.769 afetados.
Do Brasil, o Haiti deve receber ainda hoje uma carga de 4 toneladas com medicamentos e material hospitalar – frascos de hipoclorito de sódio, sais para reidratação oral, soro injetável, luvas e equipamentos para aplicação de soro. A doação foi enviada ontem num avião Hércules C-130, que saiu de Brasília no começo da tarde.

Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários