PARA QUE SERVE O CAROÇO DA JACA?

Esta semana na Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira, o presidente da mesma Alabano Fonseca, criticou a prefeita Domingas por ela dizer nos seus discursos que na sua infância e adolescência comia caroço de jaca cozido. Mas, para que serve o caroço da jaca? Vejamos abaixo algumas coisas que pesquisamos na internet acerca da jaca e dos seus caroços.
A jaca é uma fruta originária do arquipélago malaio, introduzida e difundida no Brasil durante o século XVIII. Quando madura, tem cor amarelada e superfície áspera com pequenas saliências. Seu interior é formado por vários gomos, sendo que cada gomo contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa, viscosa e muito aromática.
Dado o seu alto teor em ferro, a jaca (especialmente o caroço) é indicada na anemia ferropriva. Pode-se cozer o caroço para a alimentação humana.
A jaca é uma fruta rica em fibras, sendo indicada às pessoas com problemas intestinais.É rica também em Cálcio, Fósforo, Ferro e vitaminas do Complexo B, principalmente a vitamina B2 (Riboflavina) e vitamina B5 (Niacina). Os minerais como cálcio e o fósforo têm como principais funções a formação dos ossos e dentes, promovem o crescimento normal e são responsáveis também pela transmissão dos impulsos nervosos. O Ferro participa da formação do sangue. As vitaminas do Complexo B são essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos e problemas de pele. A maior qualidade medicinal desta fruta saborosa é a de combater a tosse de qualquer natureza. Seus caroços agem contra a prisão de ventre e contém ferro e vitaminas.
Dessa forma o caroço da jaca tem grandes nutrientes e a prefita Domingas não estava errada em se alimentar do mesmo, algo normal, assim como se alimentar de qualquer outra comida, claro dependendo da condição econômica da pessoa. Ao contrário, do que pregou o presidente Albano, ao se alimentar do caroço da jaca a prefeita Domingas desenvolveu o seu físico e a mente, formando assim uma mulher gurreira, esforçada e inteligente. Na verdade o presidente Albano está desinformado sobre essa questão, ficou mais evidente uma concepção preconceituosa do que uma questão nutricional.
Cuidado presidente com os equivocos.
Fontes: portalsaofrancisco.com.br, agrobyte.com.br, danielameira.blogspot.com

Postar um comentário

72 Comentários

Anônimo disse…
Eu também amo comer caroços de jaca,e achei muito interesante,este comentário sobre o caroço de jaca,realmente eu não sabia para que servia comia por que eu acho muito gostoso.
Anônimo disse…
Já comi muita jaca, más não sabia que seus caróços poderiam ser consumidos, fiz cozido e foi muito bem aceito, caroço no lixo nunca mais.
Anônimo disse…
Eu já adorava comer caroço de jaca, agora passarei a comer com mais prazer ainda, depois de saber da sua função terapêutica.
Anônimo disse…
Toma-lhe presidente Albano!! Ficar calado é sábio, não fale do que você não sabe...Fica a dica!! E coma agora bastante caroço para tornar-se quem sabe, um ser humano melhor, sem preconceito.
Anônimo disse…
adoro comer caroço de Jaca,mas não sabia do seu benefícil para a saúde e adorei saber,só sabia que é uma delícia.
Anônimo disse…
hoje mesmo cozinhei e comi,lembrei da minha infância e resolvi pesquisar e fiquei maravilhada.
Com todo respeito Sr.Presidente se eu fosse o senhor eu o experimentaria.
Anônimo disse…
Desde de que me entendO de gente,que como caroço de jaca cosinhado e meu pai já comia, aprendi com ele,só ñ sabia quanta eficiência ela tem.Obrigada pela informaçao. Sei que é deliciosa o fruto quanto o caroço. Muita gente precisa começar a comer.
Anônimo disse…
Parabéns. As informações são 10. Eu comi esta semana por indicação de uma amiga professora e amei o sabor do caroço da jaca cozido, agora posso dizer que:
___ A jaca é doce e saborosa, mas como diz o ditado popular ¨DESTA FRUTA COMO ATÉ O CAROÇO¨ E QUE DELÍCIA.
Delícia, delícia assim você me mata... ai se eu te pego... ai, ai se te pego...
Enfim o preconceito é burrice... SUGESTÃO: MÚSICA DE GABRIEL PENSADOR: RACISMO, PRECONCEITO É BURRICE...(ver yutob RSRSRSRS.... SÓ PARA APRENDER A RESPEITAR AS PESSOAS e NÃO FALAR PRECONCEITUOSAMENTE...RSRSRS..RSRS.... 23/01/2012.
Anônimo disse…
Estou comendo, agora...rsrs Sabia, desde pequeno, que caroço de jaca era bom para a saúde, mas só agora que resolvi pesquisar. Gostei da informação.
Anônimo disse…
era isso que estava procurando saber
paulo.vieira99 disse…
Sempre gostei de jaca...Agora tambem me apaixonei pelo caroco muito bom mesmo!
Anônimo disse…
voces comem estes corroços pq querem comer, no entanto não tem memhuma indicação é somente uma diversão do póvo que estão inventando mais esta alimentação
Anônimo disse…
já comi cozidos,só não sei p/ que serve
lulu disse…
adoro jaca dela sempre comi ate o caroço so nao sabia que era medicinal
Anônimo disse…
Sr. Presidente,talvez falte um pouco mais de entendimento nutricional,pesquisar,e entender mais de uma boa alimentção rica em nutrientes,achar que caviar,lagosta e pratos exoticos lhe faz ser o que não aparenta ser, lhe dar o direito de apontar-lo de ignorante.Então acredito que nunca comeu doce de casca de banana que é rica em potassio,ferro,e fibra fora as vitaminas...Seria maravilhoso se pudessemos mostrar as crianças os valores que nosso alimento tem.E deixar as gravatas do papai penduradas para que eles não possam parecer com os msm,sendo ignorantes.
Selma Nardacci disse…
Eu descobri o caroço de jaca sozinha. Um belo dia, depois de abrir uma jaca e dela retirar os gomos doces e suculentos resolvi cozinhar o caroço porque o achei maçudo. Depois de cozinhá-lo. Puxa! Que delícia! Deu-me a impressão de que estava saboreando uma castanha de natal.
Vale a pena! Com sal e numa salada fica supimpa.
Anônimo disse…
Minha mãe acabou de assar as castanhas e ficou uma delíciaaaaa!
Anônimo disse…
Eu também comi caroços de jaca. São deliciosos. O problema é na hora de sair.... Cuidado pra ñ ficar entupido. Mas se isso acontecer é só tomar purgante que o barro desce........
amo comer jaca e seus caroços
Unknown disse…
O caroço da jacaserve ate pra quem tem problemas de emorroidias
Anônimo disse…
eu de saber como plantar esta delicia,eu ganhei 4 carocos,mas nao sei devo plantar caroco ou so com estaca?
Anônimo disse…
eu cozinhei hoje e achei muito gostoso
Anônimo disse…
realmente é mto bom
bette disse…
bete 15 de maio de 2014 sempre que como a jaca aproveito os caroços para comer cozidos.
Anônimo disse…
minha bisavó já nos ensina a comer o caroço da jaca,cozido ou assado. Eu sempre comi porque valorizo muito o saber popular.Hoje cozinhei alguns e junto com minha mãe de 84 anos saboreamos vários.Fiz isso tão naturalmente, como sempre fizemos e muito feliz por ainda ter minha mãe comigo para tirarmos algumas horas para curtir a vida.daí me veio a curiosidade: quais os minerais e vitaminas que contém no coraço de jaca? vim pesquisar e encontrei estas informações nutricionais maravilhosas. Pois é ,eu quando criança também comi fruta pão cozida, que é uma delícia mas infelizmente nunca mais encontrei para comprar. Mas é assim mesmo, chegou no poder vai se envaidecendo e emburrecendo proporcionalmente. Quanto mais a vaidade sobe a ignorância vai também pras alturas. MESMO QUE NÃO FOSSE TÃO RICA EM NUTRIENTES MAS SERVIU PRA MATAR A FOME E EU ACREDITO QUE ISSO JÁ É MUITO VÁLIDO.
Anônimo disse…
Minha irma fez um pao vom o caroco da Jaca, ficou simplesmente maravilhoso!!!!
Irene Heilborn disse…
Já comi sementes de jaca cozidas junto com o feijão e lembravam castanhas.
Tania disse…
Um médico me disse que o caroço de jaca cozido é um excelente vermífugo...
Unknown disse…
Sempre como ,o carroco da jaca Se compara com a fruta pão, mais não sabia seus benefícios ,adorei saber ,pois tenho prisão de ventre , e neste momento estou saboreando que ja gostava..😜
Unknown disse…
Gostei muito de saber os benefícios da jaca e de seus caroços. Só não achei pertinente no texto quando o autor fala que é um bom alimento, dependendo da condição econômica da pessoa, dando a entender que quem come caroço de jaca é pobre. Pobres somos nós que estamos nos entupindo de glifosato ao ingerirmos produtos industrializados e contaminados, não é? Oxalá todo mundo comesse jaca e seus caroços.
Unknown disse…
Depois de cozidos , bati no liquidificador com água até formar um creme. Acrescentei carne seca, linguiça calabresa e bacon, cortados em cúbicos. Temperei com alho, cebola fritinhos, pimenta do reino e cominho e sal à gosto.
Ficou simplesmente delicioso. Sopa amiga de caroços de jaca.
Unknown disse…
Depois de cozidos , bati no liquidificador com água até formar um creme. Acrescentei carne seca, linguiça calabresa e bacon, cortados em cúbicos. Temperei com alho, cebola fritinhos, pimenta do reino e cominho e sal à gosto.
Ficou simplesmente delicioso. Sopa amiga de caroços de jaca.
soujazz disse…
alguém sabe como tirar a pele ao caroço de jaca?
Unknown disse…
Que bom saber desses benefícios e receitas.
Unknown disse…
ADORO CAROÇOS DE JACA, ESTOU COMENDO AGORA. Quem nunca comeu,experimente...
Toda vida, desde criança, sempre adorei degustar os bagos da jaca, fosse ela dura ou mole! Mas lamento muito ter deixado de receber os benefícios da ingestão dos caroços cozidos, pois não tinha conhecimento das suas qualidades nutritivas! Hoje só dispenso a casca porque não me ensinaram ainda nenhuma receita! Experimentei dar pro meu quinto filho de 2 anos de idade e ele está comendo muito bem e sem preconceitos nenhum! Acho que os prefeitos dos municípios de Sergipe, grande produtor da fruta, deveriam incentivar seus munícipes, principalmente os das áreas rurais, a servirem para os seus filhos, garantindo a eles uma saúde meis perfeita e um crescimento, livre da DOENÇA DA FOME, que assola os habitantes das cidades doalto e seco sertão sergipano!
Marcos Silverio disse…
Sempre que comiamos jaca minha mae sempre cozinhava o caroço e dizia que era pra gente comer pois era forte, mas nao sabiamos de suas proprieddes. Muito bom saber.
maravilha tinha acabado de comer e resolvi pesquisa fiquei maravilhada pela informação , como desde criança fui criada no interior e minha mãe sempre nos orientou uma alimentação saudavel , gosto dos dois a futa e o caroço .
Anônimo disse…
Amo jaca, tanto mole quanto dura, mas jogava fora os caroços, agora não jogarei mais!
Unknown disse…
kkkkk tb adorei o comentário.Semprew comi os caroços e agora, depois dessa, muito mais.
Unknown disse…
Gostei muito do caroço cozido, exótico e delicioso!
Unknown disse…
Gostei muito do caroço cozido, exótico e delicioso!
Adilson disse…
Meu pai era médico no interior, lá pelos anos 30/50, quando pequeno e por ele receitado, além de comer do fruto, a minha mãe preparava as semente (caroços) da JACA e os comíamos. Meu pai falava que era complemento vitaminico assim também como a semente da ABÓBORA.
vanuzi disse…
Deixe secar bastante no sol e depois é só tirar com uma faquinha pontiaguda. Alguns saem sem precisar de facas.
A pelizinha que fica embaixo da casca, pode-se cozinhar sem retirar e pode comer com essa pelezinha que não faz mal.
Adoro esses caroços. Cozido, assado, em saladas, com arroz, com feijão, com carne seca, etc....
Isolda disse…
Descobrir que serve para chegar mais leite nas puerpéra. Como falta sete dias para ganhar minha terceira filha, estou aqui comendo com meu filho de quatro anos. E congelei alguns para o resguardo.
Anônimo disse…
COMI BASTANTE JACA, QUANDO ERA CRIANÇA. HOJE ESTOU COMENDO O CAROÇO.
MUITO GOSTOSO E BOM PRA COMER.
Unknown disse…
Massa legal gostei meus parabéns Neto Bahia👍👍👍👍👍
Fernando Brito disse…
Sou de Muritiba/Ba terra da jaca, achava melhor comer o caroço do que a propria popa. neste momento tenho em casa bastante caroços de jaca na geladeira. Vou cozinhar

Fernando Brito
picassa disse…
Concordo contigo ate hoje me alimento da jaca em todos sentidos por ser vegetariana fui criada na roça por isso amo essa delicia experimentam fazer carne de jaca verde divino... a pessoa q se acham mais se emburrecem tbm que tal abolir a carne começarem se alimentarem de uma alimentação vegana 😘
Unknown disse…
Não gosto de jaca só aproveito o caroço que adoro
Unknown disse…
Quanto tenho jaca só aproveito o caroço
Luzia disse…
Quando eu era criança comi muito caroço de Jaca cozido e como até hoje,uma das melhores coisas que encontrei aqui na Alemanha foi a jaca na loja de produtos asiáticos! Acabei de comer caroço de jaca kkkkk adirooooo
Unknown disse…
Nossa e muito bom saber que é muito bom pra saúde adorei saber pois jogava as semente e agora em saber destes nutrientes já vou cosinha.
Unknown disse…
Ate agora, não vi nenhum comentario do caroço da jaca torrado. Coloca-se em uma frigideira e vai mexendo para nao queimar so de um lado, quando a casca estiver meia escura, é hora de tirar do fdogo. Espere esfriar a tire a casca escura. É muito gostoso, muito muito mesmo
DEIS DA MINHA INFANCIA ADORO A JACA COMO O CARROCO .
Anônimo disse…
Alguem ja comeu a casca da Jaca cozida?
euquirio Elias disse…
eu também comia caroços de jaca cozido. inclusive hoje pela manhã matei a saudade e comi alguns cozidos. agora sabendo do seu valor nutricional é q vou comer mais ainda, uma delícia!
Patê de caroço de jaca (cozidos):

1½ xícaras de caroços cozidos
Suco de 1 limão (eu coloquei 2 pequenos pq gosto de bemmm azedinho!) 😀
1 colher de sobremesa de fumaça em pó
1 colher de chá de sal
2 colheres de molho de tomate
1 colher de molho de pimenta
Cebolinha picada a gosto...(coloquei umas 6)
1 colher de sopa de óleo de gergelim
Azeite até dar ponto...(foi mais ou menos meia xícara)

O melhor patê da minha vida! Não deve nada para o bem me quer que eu nunca encontro na minha cidade, e da pra colocar azeitonas, tomate seco, manjericão, etc...
Tenho 75 anos e sempre gostei muito de jaca. Seu caroço cozido e torrado e moído é muito forte e nutritivo. Toda pessoa que tem o saudável hábito de comer farinha de semente de jaca terá muito boa saúde.
Hj foi meu almoço... Caroços de jaca cozidos, ovo tbm cozido e arroz com açafroa.
Unknown disse…
Eu estava em casa sem fazer nada,e resolvi mexer na internet,e de repente encontrei essa beleza de informação... Como jaca e gosto muito,e também não sabia dos seus efeitos benéficos, ainda ontem abrir uma jaca dura e tirei os gomos e coloquei na geladeira! Vou comer agora mesmo. Alguém aceita?
Anônimo disse…
Nasci na roça e comi muito caroço de jaca cozido durante toda infância e, continuo comendo e, depois de adulta fiquei conhecendo os valores nutricionais. Aqui na empresa muita gente saboreia junto comigo, inclusive um goiano!!! Todos devem experimentar, é muito gostoso, o sabor lembra muito castanha portuguesa.

Parabéns a prefeita Domingas, gente inteligente que não nega suas origens, isso faz o Brasil crescer.
Marlene disse…
Gosto muito! E como estou anêmica,vou me acabar!! Obrigado!!
Atevaldo disse…
Já comi muito o caroco da jaca cozido e é muito bom.
Unknown disse…
Só comia na infância, com tempo parei por medo. + ta air a resposta (haja caroço pra mim depois dessa)
Carlos Gurgel disse…
Caroço de jaca!!!! Como desde criança. Além de muito saboroso, pose ajudar na nutrição da população maia necessitada...
Unknown disse…
Olá desenvolvi com os meus colegas da escola uma receita usando o caroço de jaca ,conseguimos fazer um acarajé do caroço de jaca e ficou uma dlc quem quiser a receita e só pedir no meu perfil do Instagram @lleo__ferreira
Anônimo disse…
para não "entupir" retire as cascas antes de comer (descasque os caroços após serem cozidos). Pode,após descascar, aproveitar as cascas batendo-as no liquidificador com pouca água, e peneirando em seguida (utilizo o caldo para enriquecer sopas).
Casilda disse…
Gosto muito de jaca e desde 1988, qdo grávida do meu primeiro filho, comprei uma jaca, fiz doce com os favos e caroços. Ficou delicioso e, desde então, de vez em quando faço esse doce! Muito muito gostoso, principalmente os caroços! Uma delícia!!!