Atenção Pais e motorista: Fiscalização da cadeirinha começa em 1º de setembro

Depois de dar um prazo de 84 dias para que os pais se adequassem à Resolução nº 227, editada pelo pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 28 de maio de 2008, o uso das cadeirinhas em carros de passeio passa a ser obrigatório em 1º de setembro. A partir dessa data, quem descumprir a norma vai pagar multa de R$ 191,54 e ganhar sete pontos na carteira, uma vez que a falta é considerada infração gravíssima. Além disso, o infrator ficará com o veículo retido até a compra da cadeira correta.
O uso da cadeirinha é importante para prevenir lesões nas crianças em casos de acidente, já que é comum que os passageiros sentados no banco de trás sejam arremessados para fora do veículo quando não usam o cinto de segurança. Com a proteção do equipamento, a força do impacto é distribuída por todo o corpo, protegendo a cabeça e a coluna vertebral, áreas ainda mais sensíveis nas crianças.
Com o uso maciço das cadeirinhas, deve diminuir o número de acidentes fatais envolvendo meninas e meninos. De janeiro a abril deste ano, quatro crianças menores de 9 anos perderam a vida em acidentes, mesmo número registrado em todo o ano passado. Em 2008, aconteceram em Brasília seis colisões com mortes de crianças.
Pela Resolução nº 277/08 do Contran, táxis, ônibus e transportes escolares não são obrigados a colocar a cadeirinha. Ainda assim, as autoridades de trânsito aconselham os motoristas desses veículos a instalarem o equipamento para assegurar o conforto e a segurança dos pequenos.

O que diz a lei

A Resolução nº 277/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) obriga o uso de três diferentes tipos de cadeirinha infantil, de acordo com a idade e o peso da criança. Quem não cumpre a lei de trânsito tem de pagar multa gravíssima (com sete pontos na carteira) no valor de R$ 191, 54. Além disso, o infrator tem o veículo retido até a compra do equipamento correto. Pela lei, motoristas de ônibus, vans de transporte escolar e táxis não são obrigados a instalar as cadeirinhas.

Postar um comentário

0 Comentários