Bahia bate novo recorde na geração de empregos em maio

No mês de maio foram criados 16.301 novos empregos com carteira assinada na Bahia. O resultado, que representa um crescimento de 1,1 % em relação ao mês anterior, superou todas as expectativas - é o maior de toda a série histórica para o período, em termos reais e absolutos, o melhor saldo mensal do ano e o melhor da região Nordeste, e o quinto entre os estados brasileiros, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em relatório divulgado nesta segunda-feira (21).
"É mais um resultado excepcional que nos anima por atestar o acerto da nossa estratégia de desenvolvimento, sintonizada com o governo federal”, declarou o governador Jaques Wagner ao tomar conhecimento dos números. Segundo ele, o resultado não é fruto do acaso, mas de uma política que, desde o início, privilegiou a criação de novos empregos.
“Estamos gerando muito mais e melhores empregos e, ao mesmo tempo, cumprindo um objetivo estratégico de diversificar e desconcentrar nossa economia: aproximadamente 80% do saldo recorde de empregos de maio estão no interior e isso é fundamental para reduzir as desigualdades regionais e levar oportunidades para todos os baianos”, explicou o governador.
Em três anos e cinco meses o estado acumula saldo de 228.441 mil novos contratados com carteira assinada, resultado da soma dos 58.720 empregos criados em 2007, 40.922, em 2008, 71.170, em 2009, além dos 57,6 mil de 2010. Nos últimos 12 meses foi registrado um crescimento de 8,10% no nível de emprego ou a geração de 111.820 postos de trabalho. A Bahia, nesse período, registrou o maior saldo da região Nordeste. A Região Metropolitana de Salvador registrou acréscimo de 6.361 empregos formais (0,82%).
A Bahia foi o único estado da federação em que o número de empregos gerados em maio superou todos os outros meses do ano corrente”, comemorou o secretário do Planejamento, Antônio Alberto Valença. Ele também destaca que somente nos cinco primeiros meses de 2010 foram gerados 81% do total de empregos criados em 2009.

Postar um comentário

0 Comentários