IBGE divulga edital com 191.972 vagas de recenseadores


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou ontem o edital do concurso público para o preenchimento de 191.972 vagas temporárias de recenseador em todo o País. Os profissionais trabalharão no Censo 2010. Deste total, 14.449 são para a Bahia. Para concorrer é preciso ter ensino fundamental completo e idade a partir de 18 anos. O salário não foi divulgado. Segundo o edital, a remuneração será calculada de acordo com a produção dos recenseadores.
As inscrições poderão ser feitas do dia 26 deste mês até 4 de abril pelo site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). Já quem não tem acesso à internet poderá se candidatar até 19 de março em postos presenciais que serão divulgados em breve.
A taxa custará R$ 18. Os candidatos terão de se inscrever na área de trabalho do município onde desejam trabalhar, lembrando que há municípios com mais de uma área de trabalho.
Para concorrer a uma vaga, é necessário ainda ter concluído o ensino fundamental (antigo 1º grau), estar com 18 anos completos na data da contratação, ter nacionalidade brasileira ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade.
Os candidatos também precisam estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Não poderão concorrer servidores da administração direta ou indireta da União, estados, Distrito Federal e municípios, os empregados de suas subsidiárias e controladas, bem como os contratados temporário nos últimos 24 meses.
Contrato - O contrato de trabalho terá duração de um mês, podendo ser prorrogado pelo mesmo período conforme a necessidade. Segundo o edital, a previsão de execução dos trabalhos é de até cinco meses. A jornada de trabalho recomendada é de 25 horas semanais, além da participação obrigatória no treinamento, que terá duração de cinco dias e meio. O contratado, no momento da rescisão, terá direito a 13º e férias proporcionais aos dias trabalhados.
Poderão solicitar isenção da taxa de inscrição candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, membros de família de baixa renda (renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos).
Leia mais sobre a seleção do IBGE terça-feira no caderno Concursos de A TARDE.

Postar um comentário

0 Comentários