Atividades do CEPES acerca da História e Cultura Afro-brasileira, são apresentadas em seminário da ANPUH sobre os 20 anos da lei 10.639/2003

 

Na última segunda-feira (22/05), durante o Seminário Nacional, com o título: 20 Anos Depois: a 10.639/2003 e o Ensino de História, promovido pela ANPUH (Associação Brasileira de Professores de História), o professor Luís Carlos Borges da Silva (professor Borges), apresentou o trabalho com o título: O Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no Ensino Médio: Práticas Pedagógicas Desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES) – 2014 A 2019, objetivando Investigar o processo de implementação da lei 10.639/2003 no CEPES nessa instituição de ensino, que está localizada na cidade de Governador Mangabeira, região do Recôncavo baiano, fundada em 1978 e que na atualidade conta com mais de mil alunos matriculado, onde o professor Borges exerce suas atividades profissionais.

O trabalho faz parte da pesquisa desenvolvida pelo mencionado professor, no Mestrado Profissional em História Africana, da Diáspora e dos Povos Indígenas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), utilizando com fontes os projetos de pesquisa relacionados as atividade da consciência negra, planos de aulas de alguns componentes curriculares da área de humanas, questionários e as produções realizadas pelos estudantes, já a fundamentação teórica tem como base estudos de autores como Kabengele Munanga, Matilde Ribeiro, Juvenal de Carvalho, Nilma Lino Gomes,  Mônica Lima,  Walter Fraga Filho,  Circe Bittencourt,  Almicar Araújo,  Marina de Mello e Souza; Ana Célia da Silva e outros.

Em relação as atividades desenvolvidas no período analisado na pesquisa, destacam-se: os projetos da consciência negra, leituras de livros, atividades de campo, feira de ciências, vídeos e outras. Salientando, que os projetos da consciência negra, foram realizados sempre na última unidade do ano letivo, de forma interdisciplinar e com uma temática específica, a exemplo de: África-Brasil: relações Históricas e Culturais, 100 anos do samba no Brasil, Os negros e as negras nas tecnologias da informação e comunicação (TICS): dos estereótipos à valorização, CEPES 40 anos - história e cultura afro-brasileira: um olhar local e regional, Mulheres Negras no Brasil: resistência, protagonismo e empoderamento.

O citado seminário foi realizado de forma virtual (22 a 26 de maio), já a mencionada apresentação fez parte da Roda de Conversa 5: Enfrentamentos ao Racismo no Cotidiano Escolar, coordenada pelos professores: Osvaldo Mariotto Cerezer (UNEMAT) e Icaro Amorim Martins (SEDUC/CE). De acordo as informações da ANPUH, o seminário ultrapassou o número de 4.500 inscrições.

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1 Comentários

Cris disse…
Perfeito professor, sou residente do CEPES e não sabia que o senhor trabalhava com essa temática, é a mesma do meu tcc. Fico cada vez mais feliz com o quadro de professores do CEPES