CEPES realiza atividade de campo nas comunidades quilombolas de São Francisco do Paraguaçu, São Tiago do Iguape e Engenho da Ponte

 




Nos dias 23 e 25 de abril de 2024, as turmas de segundo ano do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), localizado na cidade de Governador Mangabeira, participaram de uma atividade de campo nas comunidades quilombolas de São Francisco do Paraguaçu, São Tiago do Iguape e Engenho da Ponte, localizadas no território do município de Cachoeira, Recôncavo Baianao.  A experiência pedagógica foi uma inciativa da área de Ciências Humanas do CEPES, com o total apoio dos demais professores(as) e do corpo administrativo da instituição, abarcando o seguinte objetivo geral: refletir acerca das origens, formas de resistência, organização e protagonismo das comunidades quilombolas em destaque.

No dia 23/04 participaram da atividade os estudantes turmas do 2º ano matutino (A, B e C), somando 114 alunos, com as presenças da vice diretora Aniger, do vice-diretor Luciano, dos professores Jucélio, Divanise e Borges, estagiária Jandira e o servidor René. No dia 25/04, foi a vez das turmas do 2º DM, Fluxo e 2º AV e BV, totalizando 101 estudantes, com a participação das professoras Evani, Denise, Daniela, Thais, Alaize e o professor Borges, além dos servidores Rose, Lucas e Adriele, além do ex aluno Jailton.

Nos dois dias da atividade, o roteiro consistiu na visita ao convento de São Francisco do Iguape, orientada pelos guias Antônio e Meno, seguido de uma parada em São Tiago do Iguape, com explanações da líder quilombola, Maria Abade, concluindo com almoço no Engenho da Padra, precedido de uma roda de conversa da mencionada líder quilombola, a qual explicitou características históricas, sociais, econômicas e religiosas desta comunidade, enfatizando as lutas e conquistas das comunidades quilombolas dessa região. Ainda, existiu a visitação a escavação de um sítio arqueológico ao lado da Igreja de São Tiago do Iguape.

“Agradecemos a todos e a todas que participaram dessa relevante atividade de campo, aos 216 estudantes, professores, servidores e a direção do CEPES, bem como aos guias turísticos Antônio e Meno e a líder quilombola, Maria, a empresa de transporte TR e seus motoristas e a Secretaria de Educação do Estado e o NTE 21 pelo custeio das despesas com transporte. Um agradecimento muito especial, a professora ALAIZE CONCEIÇÃO, pelas orientações e contribuições para a organização da atividade. MUITO OBRIGADO, salientou o professor Borges.

Fotos: Gabriel Lopez, Denise Rocha e Jailton Sena.

Postar um comentário

0 Comentários