Aluna que estudou na EJA do CEPES, defende seu TCC no curso de Licenciatura em Biologia da UFRB



No dia 23/05/2023, a estudante  Maria da Silva de Lima do Nascimento, do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), apresentou seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), intitulado: TRAJETÓRIAS PARA O ACESSO E PERMANÊNCIA À LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UFRB: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE UMA EGRESSA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, tendo como orientadora a professora Drª Tatiana Polliana Pinto de Lima e banca examinadora composta pelo professor Drº Neilton da Silva e da professora Drª Rita de Cácia Santos Chagas, docentes da UFRB.

O mencionado TCC, tem como Objetivo Geral: analisar as limitações e os desafios para a permanência de uma egressa da EJA na Licenciatura em Biologia da UFRB.

Já os Objetivos Específicos, são os seguintes:

1.  Destacar a importância e as limitações do Ensino da EJA para o ingresso no Ensino Superior;

2.   Relatar os desafios encontrados no Curso de Licenciatura em Biologia;

3. Reconstruir narrativas de si acerca do período de escolarização, compreendido entre o final do Ensino Médio e o Ensino Superior.

4.   Entender as possibilidades de superação das lacunas formativas no percurso dos egressos da EJA na Licenciatura em Biologia. 

A apresentação aconteceu de forma híbrida, sendo que A professora Drª Rita de Cácia participou de forma online e os demais presencialmente. Na oportunidade, a futura bióloga, narrou sua trajetória como estudante da EJA (nível médio) do Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES (anexo da localidade de Quixabeira), nos anos de 2009 e 2010, bem como as dificuldades de ser mãe de quatro filho, trabalhadora da zona rural e ter que estudar durante a noite. Também, mencionou os incentivos recebidos pelos professores dessa modalidade de ensino, o que a fez recuperar sua autoestima e conseguir entrar em uma Universidade Pública, como a UFRB.

Segunda a estudante, suas narrativas, trazem as muitas dificuldades e preconceitos que uma egressa da EJA, teve que enfrentar na Universidade, de mãe, trabalhadora e das lacunas formativas, porém, com muita persistência e dedicação essas dificuldades foram superadas, chegando ao final do Curso, sendo aprovada no TCC com NOTA 10.

A autora do TCC, destaca ainda, que “através de um pesquisa de caráter qualitativo “da história de vida de uma egressa da EJA, desde o período de escolarização que compreende o tempo formativo III – eixos 6 e 7, até sua entrada e permanência no curso de Biologia. O diálogo com autores como Arroyo (2017), Krainski (2014), Lopes e Souza (2005), Silva (2015), Haddad e Pierro (2000), dentre outros, a EJA e o caminhar em uma licenciatura são descortinados a partir das vivências da pesquisadora-autora do texto. Neste contexto, estes escritos possuem a intenção de contribuir com o reconhecimento da importância da EJA para o retorno aos estudos de muitas pessoas, que por diversos motivos, tiveram que abandonar a escola, ao tempo em que apresenta as possibilidades de continuidade da trajetória formativa, sem desconsiderar as dificuldades enfrentadas, de uma egressa da EJA que se torna professora, cursando e finalizando seu curso de Licenciatura em Biologia, em uma universidade pública federal”.

Lembrando, que Maria da Silva de Lima do Nascimento, é natural do município de Governador Mangabeira, reside atualmente na localidade de Jacarezinho, é mãe de 4 filhos, conclui o Ensino Fundamental em 1992, retornou a estudar em 2009 na EJA do CEPES. Atualmente, leciona a disciplina Ciências no CEPAVP – Centro Educacional Professor Agnaldo Viana Pereira, localizado na comunidade de Quixabeira do citado município. “Eu sou muita grata a EJA e aos professores, pois as vezes os alunos da EJA são desacreditados, mas o incentivo dos professores, fez com que eu percebesse que poderia chegar mais longe, eu cheguei”, salientou a discente da UFRB.

“Em nome da direção, funcionários e professores do CEPES, parabenizamos a Maria da Silva de Lima do Nascimento, pela brilhante conquista em sua vida, algo oriundo de muito esforço, dedicação e conhecimento, demonstrando o valor da Educação de Jovens e Adultos, bem como, elucidando a noção de que: nunca é tarde para um recomeço, associado a ideia de inclusão e oportunidades na perspectiva educacional, no caso de Maria, através do CEPES e da UFRB. Esperamos que essa conquista, possa servir de inspiração para outras pessoas. Parabéns, sucesso!!!”, salientou o professor Borges.

Postar um comentário

0 Comentários