Associação dos Moradores do Bairro do Portão, realiza atividade em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres






Ontem (07/03/2020), a nova diretoria da Associação Beneficente de Desenvolvimento Comunitário e Agrícola do Bairro do Portão - ABDCAP (Governador Mangabeira), através da coordenação do seu novo presidente Jadeilson Gomes, realizou um evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres (08/03). Inicialmente aconteceu uma roda de conversas com temáticas relacionadas ao cotidiano feminino, sendo que a estudante de História da UFRB – Jucélia Costa, abordou o tema: a origem do 8 de Março, já a enfermeira da hospital de São Félix e graduada pelo IAENE-  Zenilda Leite, discorreu acerca do tema: coisas de Mulher, a Agente e Terapeuta Comunitária – Janilda Paz, enfatizou o tema: a Importância da Autoestima e Autodeterminação na vida das Mulheres  e a artesã Maria Ana dos Santos, mencionou a temática: geração de renda para as Mulheres através do artesanato.

Em seguida aconteceu uma representativa roda de capoeira, com componentes do grupo Berimbau Maneiro, composto com pessoas do bairro do Portão e da localidade de Queimadas Velha, sendo o coordenador o professor Alexsandro Sales. Após essa relevante apresentação cultural, o presidente Jadeilson Gomes, anunciou novas conquistas para os associados, como o curso de artesanato e diálogos para aquisição de uma máquina niveladora para horta comunitária, parceria entre a Associação, IF baiano e CAR, também mencionou o encaminhamento da regularização do CNPJ da instituição juntos aos órgãos competentes. Por fim, foram realizados sorteios de brindes e servido um delicioso lanche.

Ressaltando que a Associação dos Moradores do bairro do Portão foi fundada em 1998, porém nos últimos anos estava sem funcionar, sendo reativada em agosto de 2019, através da iniciativa de alguns associados com o apoio de Jadeilson Gomes. Nessa restruturação da ABDCAP, foram incorporadas as ações dos grupos:  Berimbau Maneiro de Capoeira e de Mulheres Artesãs.

A atual diretoria da é composta por: presidente – Jadeilson Gomes de Oliveira, vice-presidente – Ana Maria dos Santos, 1ª secretária – Jucélia Costa da Silva, 2ª secretária – Maria Invenção de Moura Gonçalves, tesoureiro – Alexandro Sales de Almeida, 2ª tesoureira - Janete de Almeida Teixeira, conselho fiscal- Eliane da Rocha Brandão, Maria Gleudes dos Santos Reis e Sônia Maria Sales de Almeida.

“Parabenizo a Associação dos Moradores do Bairro do Portão, pela realização dessa significativa atividade, quando enfatizou a importância histórica e social do Dia Internacional das Mulheres, bem como a luta feminina por direitos iguais e a necessidade do empoderamento. Também, parabenizo ao grupo de capoeira Berimbau Maneiro pela bonita apresentação, de igual forma o grupo de Mulheres Artesãs pelo trabalho desenvolvido nessa área. Ainda parabenizo ao novo presidente da ABDCAP – Jadeilson Gomes e todos os associados pela restruturação da entidade e pelas novas conquistas”, salientou professor Borges, que esteve presente no mencionado evento.

Postar um comentário

0 Comentários