Alunos da Rádio Escola do CEPAVP, visitam a Rádio Excelsior de Cruz das Almas





No último sábado (15/06/2019), as alunas Karine Alves Santiago Souza, Beatriz de Oliveira Souza, Moniele da Silva da Paixão, que fazem parte da Rádio Escola do Centro Educacional Professor Agnaldo Viana Pereira – CEPAVP, localizado no povoado de Quixabeira (Governador Mangabeira), juntamente com o coordenador da rádio Ivanilson Mendes de Oliveira, fizeram uma visita a rádio Excelsior (105.1 FM) de Cruz das Almas, objetivando conhecer como funciona na prática uma rádio profissional. Na oportunidade os estudantes foram recebidos pelos comunicadores Rony Henrique e Washington Bahia, os quais apresentaram a rádio para o grupo e também responderam perguntas acerca da dinâmica de funcionamento da emissora.

Durante o programa Sala de Reboco, apresentado por Rony Henrique, os membros da Rádio CEPAV, foram entrevistados, respondendo perguntas acerca de como surgiu a ideia da rádio Escola e como a mesma funciona. No momento, Ivanilson Mendes, aproveitou para agradecer aos professores e coordenação pedagógica do CEPAV, além do diretor Elsnon da Silva dos Santos, pelo apoio a essa criativa inciativa, bem como, parabenizou aos alunos pela contribuição para o bom desenvolvimento da rádio, ainda agradeceu a direção rádio Excelsior e ao comunicador Rony Henrique por recebê-los, enfatizando a importância da visita, contribuindo para elevar os seus conhecimento acerca da comunicação através das rádios.

Segundo informações de Ivanilson Mendes, a Rádio CEPAVP foi fundada em 2016, após uma consulta aos estudantes, objetivando tornar o intervalo da escola mais criativo, “assim surgiu a ideia de uma rádio em nossa escola, uma espaço onde alguns de nós poderíamos demostrar nosso talento, cantando, valorizado a expressão artística, não se limitando ao entretenimento, mas também para noticiarmos os acontecimentos relevantes a nossa escola”, salientou Ivanilson Mendes, um dos mentores da citada ideia.

Mendes, ainda explicou que para participar da rádio, o estudante tem que passar por uma criteriosa seleção, com entrevistas, produção de texto e desenvoltura ao falar no microfone. Com o apoio dos professores e da direção, são selecionados três alunos. Uma vez realizada a escolha, os alunos se dividem nos cinco dias da semana em relação elaboração da programação e das apresentações dos programas, que vão ao ar sempre no horário do intervalo: 9:30 às 9:50 e 15:30 às 15:50, sempre coordenados por Ivanilson.

Já a programação segue as seguintes características:
1- As músicas que são tocadas, são escolhidas pelos próprios alunos, não sendo permitidas aquelas inadequadas, ou seja, com “baixarias”.
2- Existe o quadro aniversariantes do dia, quando se parabeniza a pessoa pelo seu aniversário e coloca-se uma música em homenagem ao aniversariante.
3- Toda segunda feira, a programação da rádio tem início com a execução do hino da cidade e uma oração.
4- Também, são informadas as atividades da escola de forma geral, bem como, são divulgadas notícias relacionadas ao nosso município, estado e país.
5- Uma vez no ano acontece na programação da rádio o concurso de músicas, sendo que uma das premiações para os alunos vencedores: aulas de violão gratuita com professor Manoel Mota.

"A Rádio CEPAVP é um meio de comunicação muito importante na nossa escola, onde vem transformando a vida de nossos educandos no mundo da comunicação e aprimorando conhecimentos e preparando um grupo de alunos para diversas funções artísticas e educacionais, através da coordenação de Ivanilson Mendes que já está a frente da rádio há mais de três anos. Os serviços prestados por esses jovens são fundamentais para o desenvolvimento intelectual de si mesmos e dos outros", salientou o diretor do CEPAV - professor Elson da Silva dos Santos.

Já para aluna Karine Alves Santiago Souza, a visita a rádio Excelsior, "foi motivadora e inspirou todos os participantes a buscarem mais conhecimentos, principalmente ideias inovadoras e um melhor desempenho para aperfeiçoar o trabalho como locutora e locutor na rádio CEPAVP".

"Parabenizo aos estudantes, professores e a direção do CEPAVP pelo relevante trabalho desenvolvido com a rádio escola, uma inovadora prática pedagógica que contribui para o desenvolvimentos da cidadania e a descoberta de novos talentos. Elevo esses parabéns aos jovem Ivanilson Mendes, que com competência, dedicação e responsabilidade coordena a rádio CEPAVP. Também, agradeço a direção da rádio Excelsior, aos comunicadores Washington Bahia e Rony Henrique por ter recebido os estudantes nos estúdios da emissora, em especial, a Rony Henrique pela sua vontade e disponibilidade em proporcionar a esses jovens um momento de novas descobertas e interação", afirmou professor Borges, que acompanhou os mencionados estudante durante a visita a rádio Excelsior na cidade de Cruz das Almas.  

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
Batendo certo