Moradora da localidade de Tocos I, mantém viva a tradição natalina dos presépios






Há 26 anos a senhora Noêmia Nascimento da Silva, moradora da localidade de Tocos I, município de Governador Mangabeira, juntamente com seus familiares mantém viva a tradição natalina dos presépios. Em um espaço da sua residência denominado de Cantinho da Paz, muito aconchegante, traduzindo uma profunda paz interior, com diversas imagens de Santos, ela organizou o presépio, uma verdadeira obra de arte, com centenas de objetos e imagens que retratam coisas que remontam a época do nascimento de Jesus aos dias atuais. 
Segundo as pesquisas históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. “Ele quis celebrar o Natal de uma maneira diferente, que ensinasse à população de Greccio, na Itália, onde ele pregava, sobre a importância da data para os cristãos. O então frade montou o presépio dentro de uma gruta em um bosque da região, com representações de argila, em tamanho natural, de Jesus e de seus pais, Maria e José. Além disso, um boi e um burro de verdade compunham a cena. A ideia se espalhou e, nos séculos seguintes, outros elementos foram adicionados. Até o século XVIII, o costume se limitava ao interior de igrejas e ambientes religiosos, mas depois se espalhou também para as casas dos católicos, tornando-se uma tradição decorativa de fim de ano, incorporando objetos relacionado a cultural local”. (IN: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-do-presepio/. Acesso em: 26/12/2018)
Vale salientar, que dona Noêmia desenvolve um relevante trabalho social na comunidade de Tocos I e outras circunvizinhas, através da ASCULT – Associação Cultural da Localidade de Tocos I, dentre as atividades desenvolvidas destacam-se: samba de roda, quadrilha junina, aulas de violão, oficinas de: leitura, narração de histórias, brincadeiras, fantoches e desenhos, além da alfabetização de jovens e adultos. A ASCUL, já possui um prédio próprio e conta atualmente com mais de 100 associados atuantes. Segundo dona Noêmia, que também é a presidente da Associação, a próxima atividade a ser desenvolvida será o Carnaval da ASCULT no mês de março de 2019.
Parabenizo a dona Noêmia, a seu esposo Hélio e seus filhos por manterem vivos a tradição dos presépios de Natal, algo representativo no aspecto cultural e histórico do catolicismo em nosso país. Também, pelo brilhante trabalho social e cultural, que desenvolvem juntamente com a comunidade através da ASCULT, por certo algo que deva ser seguido por outras localidades do município, sem esquecer do maravilhoso jardim que está sendo criado ao lado de sua casa. Em tempo, agradeço pela lembrança a minha pessoa na construção da história da ASCULT, quando hoje em visita a sua residência juntamente com minha esposa Mirian, fui presenteado com uma obra de arte com a imagem do meu rosto esculpida em uma madeira, obra essa assinada pelo artista Naldo, residente em Cabaceiras do Paraguaçu. Nosso muito obrigado", salientou o professor Borges. 

Postar um comentário

2 Comentários

Unknown disse…
Você e Noemia sao pessoas maravilhosas, Deus continue abençoando vocês.
E pra Naldo foi um imenso prazer esculpir sua imagem, depois de tantos elogios, tanto de Noêmia quanto de pessoas que conhece.
Parabéns!!
Unknown disse…
Tamires Conceição 1°cm
Com um povo chegado a novelas, romances,mocinhos,bandidos, reis,descobridores e princesas,a história do Brasil foi transformada em uma espécie de partida de futebol na qual preferimos"torcer" para quem ganhou essa história é positivista que relata os fatos dos chamados.