Estudante de História da UFRB, participa de Intercâmbio em Moçambique






Regiane Marques, estudante do 7º semestre do curso de Licenciatura em História da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, está participando do Intercâmbio Internacional em Moçambique, especificamente na Universidade Pedagógica – UP, cidade de Nampula. O intercambio faz parte do projeto Abdias do Nascimento- Arquivo Brasil Moçambique, através de uma parceria entre a UFRB e a UP. A seguir conheceremos um pouco da trajetória de vida de Regiane e como funciona o intercâmbio.

Regiane Marques é natural da cidade de Salvador, mas tem suas origens no sertão da Bahia (Iaçu), “sempre estudei em escola pública, concluir o ensino básico nos Colégios Estaduais: José Bonifácio (CEJB) e Professor Edgard Santos (CEPES), localizados na cidade de Governador Mangabeira. No CEPES, tive a honra de ser aluna do professor Borges, com a disciplina de História, quando nos levava a aprender História de forma bem divertida e dinâmica, tornando as aulas certamente inesquecíveis”, enfatiza a estudante.

Marques, também destaca que após a conclusão do o ensino médio, realizou um curso técnico em Produção e Design de Moda no Centro Estadual de Educação Profissional- CEEP, quando aprimorou o seu desejo de estudar História. “Nesse momento, percebi através da indumentária que podemos analisar vários elementos históricos e identificar determinados períodos da História. Assim, participei do processo seletivo para o ingresso no curso de História da UFRB, sendo que hoje estou quase concluindo minha graduação, a qual mim proporcionou a experiência indescritível de fazer um Intercâmbio internacional no continente Africano, especificamente em Moçambique”, afirmou a futura historiadora.

Segundo Regiane Marques, o mencionado Intercâmbio é fruto de uma parceria entre a UFRB e a Universidade Pedagógica - UP de Moçambique, através de financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior da CAPES, tendo como coordenador o professor doutor Antônio Liberac (UFRB). “A seleção foi feita a partir de um edital, o qual ofertou duas bolsas para estudantes de graduação, seleção essa dividida em três etapas, avaliação de documentos, projeto de pesquisa e entrevista. Conseguir ser aprovada na seleção e, atualmente desenvolvo meu projeto de pesquisa acerca das Indumentárias Africanas, em especial na cidade de Nampula, que fica ao norte de Moçambique, onde estou cursando disciplinas de História de África e de Moçambique por um ano na Universidade Pedagógica”, enfatizou a pesquisadora.
  
Por último, a estudante de História da UFRB, destaca a importância e o valor histórico da sua participação no intercâmbio. “Estando pela primeira vez em uma parte do continente africano, verdadeiramente é uma experiência indescritível, tenho a sensação, as vezes, que estou em casa, pois é possível analisar uma certa semelhança entre elementos da cultura brasileira com a da cultura de Moçambique. Enquanto Afro-brasileira, também sinto-me conectada com a África, certamente uma experiência que vou levar para toda minha vida, pois não se trata apenas de estudar História, mas viver e sentir um pouco do que é a África”.

“Parabenizo a Regiane Marque por essa valiosa conquista em sua vida, que seu feito possa servir de exemplo para outros jovens mangabeirense. Também, parabenizo o seu interesse em estudar a História do Continente Africano, em especial do país Moçambique, buscando evidenciar a importância da África para a História da humanidade, bem como a sua significativa relação como o Brasil, elucidando a necessidade de se construir outros olhares acerca desse continente, desconstruindo preconceitos e estereótipos até então produzidos pela mídia e até pelo sistema educacional brasileiro. Ainda, parabenizo a iniciativa da UFRB, em oportunizar aos seus estudantes a condição de ampliar o universo de suas pesquisas”, enfatizou professor Borges.

Postar um comentário

2 Comentários

Unknown disse…
Tive a honra de ter ela como colega em duas cadeiras(História de África e História de Moçambique).
Ela é uma boa colega, com ela podemos saber m
Unknown disse…
Magnífico. Parabéns Regiane minha és colega nas cadeiras de História de África U.P-Nampula.