domingo, 26 de agosto de 2018

Escola São Luis, realiza Primeira Mostra Científica







Na última sexta-feira (24/08/2018), aconteceu a Primeira Mostra Científica da Escola São Luís, localizada na cidade de Muritiba, com o tema: Planeta Terra – Nosso Lar, Nossa Responsabilidade. O evento foi realizado na Praça da Matriz (Igreja de São Pedro), onde os estudantes das turmas do ensino médio organizaram seus estandes, os quais foram visitados por centenas de pessoas, além de alunos de outras unidades de ensino locais.

Cada sala elaborou e apresentou experimentos científicos voltados para a temática em foco, divididos no seguintes subtemas para as respectivas turmas:
Ciência e Tecnologia: saúde e qualidade de vida – primeiro ano.
Ciência e Tecnologia: sustentabilidade e economia em nossa casa – segundo ano.
Ciência e Tecnologia: meio ambiente e desenvolvimento sustentável - terceiro ano.

Segundo a coordenadora pedagógica do ensino médio da Escola São Luís, professora Joicemary Andrade Pires a atividade teve como objetivo geral: “socializar com a comunidade os projetos de pesquisas em Ciências da Natureza, integrando-os às demais áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada”. Pires, ainda manifestou sua satisfação e alegria com a realização do evento, enfatizando a qualidade dos trabalhos produzidos pelos estudantes, experimentos e informações extremante valiosas para a vida das pessoas, demonstrando a preocupação da Escola São Luís com a produção do conhecimento científico, bem como a necessidade com a preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

Essa satisfação pela realização da Primeira Mostra Científica da Escola São Luís, também ficou evidenciada através das opiniões de alguns alunos:

"Foi uma experiência quase indescritível, com a possibilidade de entrar em contato com as pessoas de nossa cidade e compartilhar conhecimentos variados, que, com certeza, os ajudarão em algum momento, foi incrível! Este é o tipo de projeto que tem que ser feito novamente! Acredito que todos merecem ter essa experiência algum dia (Ricardo Rocha – 1º A).

“Alertou a população local a tomar cuidados com algumas coisas do cotidiano, que podem afetar a sua saúde, principalmente para doenças silenciosas, como é o caso da hipertensão, diabetes e o câncer, além dos perigos que o hábito de fumar oferece para uma pessoa”. (Vinicius Casaes – 1º B)

“Um momento único de integração e conhecimento. Acredito que foi essencial para apresentar nossas aptidões fora do ambiente da sala de aula. Foi um sucesso! Todos os elogios tornaram o esforço ainda mais gratificante. Os projetos foram aprovados demais pelos professores! As ideias sustentáveis podem ser aplicadas, o custo benefício é excelente” (Ionara Almeida – 2º A).


“Foi importante para nós alunos devido a exploração de temas das ciências naturais, muitas vezes desconhecidos pela maioria das pessoas. Acredito que a mostra nos tenha possibilitado um maior conhecimento científico e aprimoramento das técnicas práticas delas, já que foi necessário primeiro conhecer a área e suas vertentes teóricas e depois explorá-las através de testes e experimentos para chegarmos ao projeto final" (Guilherme Brito - 2º B).

“Através de todas as experiências, as pessoas presentes trocaram ideias e informações, fazendo com que discussões importantes fossem realizadas, inclusive a possibilidade de alguns projetos serem apresentados na Câmara de Vereadores, valorizando dessa forma muitos conteúdos, que muitas vezes passam despercebidos quando apenas são estudados na sala de aula, pois a prática é fundamental para o aprendizado” (Lucas Aragão – 3º A).

“A mostra científica foi muito importante. Lidar com o público e sentir que estamos fazendo algo para melhorar a relação que as pessoas têm com o meio ambiente é realmente gratificante” (Cecília Castro – 3º B). 

Sendo assim, “parabenizo e agradeço aos estudantes, professores e funcionários pela realização da Primeira Mostra Científica de nossa Escola, em especial destaco as belíssimas produções dos nossos alunos, mostrando competência e responsabilidade com o tema proposto, também, agradeço as pessoas que visitaram a Feira, a Prefeitura Municipal e a FAMAM pelo apoio, não esquecendo a forma responsável e competente com que o evento foi coordenado, através da professora Joicemary (Meirinha)”, salientou a diretora da Escola Amabília Oliveira (professora Bilinha).
Compartilhe : :

1 comentários:

 

Professor Borges Todos os direitos reservados © 2017 Ulisses D