Estudantes da EJA do CEPAVP e do CEPES, visitam o Terreiro de Candomblé de Pai Leopoldo





Ontem (20/04), os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Educacional Professor Agnaldo Viana Pereira (CEPAVP) - ensino fundamental II e do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES) - ensino médio, da localidade de Quixabeira, município de Governador Mangabeira, visitaram o Terreiro de Candomblé do saudoso Pai Leopoldo, localizado no bairro do Portão do citado município, espaço religioso que hoje é coordenado pelo filho mais velho de Leopoldo, Babalorixá Leomar Silvério da Rocha.
A ideia inédita de visitar um espaço religioso de matriz africana foi sugerida pelos próprios alunos, após uma palestra sobre o Candomblé proferida pelo professor Josinei Leite (CEPAVP), durante a Semana Santana. A proposta foi aceita e logo planejada pela vice-diretora do noturno no CEPAVP - Luciana de Oliveira Santana e apoiada pela equipe diretiva e professores do CEPES, uma vez que turmas de EJA do ensino médio dessa unidade de ensino, funcionam no prédio do CEPAVP, configurando-se mais uma relevante parceria entre as duas escolas. 
O objetivo da atividade, consistiu na busca pela superação de preconceitos e estereótipos acerca do Candomblé, além de proporcionar aos estudantes uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos em relação aos funcionamentos de um Terreiros, ou seja, aspectos históricos, rituais, simbologia, representações, participantes, oferendas, festas, danças, importância dos Orixás e outros.
Durante a visita, o Babalorixá Leomar, proferiu uma pequena palestra acerca do funcionamento do Terreiro, bem como, respondeu várias perguntas dos estudantes sobre as práticas e rituais existentes no Candomblé, já os professores Borges, Josinei e a professora Luciana, expressaram a importância pedagógica e histórica da mencionada atividade, algo extremamente importante para a superação da discriminação que ainda existe com o Candomblé, além de fazer valer o que propõe a lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira em toda educação básica do Brasil. Também, estivem presentes no evento as professoras Jadiane Machado, Emile e Consuelo, além de Lucas Rocha (segundo herdeiro do Terreiro de Pai Leopoldo) e do Pastor Francisco Santana (Igreja Evangélica Semeadores do Rei).
Ainda, no decorrer da atividade foi exibido pelo professor Josinei Leite, um vídeo acerca da importância das danças nas religiões de matriz africana, onde o Babalorixá Leopoldo da Rocha foi entrevistado pelo canal Futura acerca da temática. Ressaltando, que o ônibus que transportou os estudantes de Quixabeira para o bairro do Portão foi cedido pela Secretaria Municipal de Educação.
Fundamental registrar, que Leopoldo Silvério da Rocha, nasceu em 14 de fevereiro de 1945 na então Vila das Cabeças, atual município de Governador Mangabeira. Em 1963 fundou o Terreiro Ilé Oyó Mese Alaketu Axé Ogum Onirê. Exerceu a função de vereador por 4 mandatos (1982 a 2000), sendo presidente da Câmara de 199 a 1996. Faleceu no dia 14 de maio de 2006, em um trágico acidente na BR 101, juntamente com sua esposa Nanci Santos Leite e um sobrinho, deixando um extraordinário legado para a região do Recôncavo Baiano no que se refere a valor e importância do Candomblé, aspectos que que estão sendo mantidos pelo seu herdeiro Leomar Silvério da Rocha.

"Parabéns aos(as) estudantes pela sugestão de realizar inédita e histórica atividade, bem como a todos(as) professores(as) envolvidos(as), nessa relevante prática pedagógica, especialmente a professora Luciana e o professor Josinei, pela coragem de proporcionar aos educandos novos olhares acerca do Candomblé, fomentando no espaço escolar o respeito a diversidade religiosa e a valorização de uma educação laica e libertadora, possibilitando a desconstrução de estereótipos e preconceitos" acerca das religiões de matriz africana, afirmou professor Borges. 

Maiores informações acerca do citado Terreiro de Candomblé e da Trajetória Política de Leopoldo, encontram-se em dois artigos produzidos pelo professor Borges, bem como em documentários produzidos para a televisão, conforme links abaixo:

https://conversasobreasafricas.blogspot.com.br/2014/10/artigo-o-terreiro-de-candomble-de-pai.html   
http://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1486431295_ARQUIVO_Artigo-ANPUH2017.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=30RSdj7yTWM

https://www.youtube.com/watch?v=30RSdj7yTWM

Postar um comentário

0 Comentários