quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Município de Governador Mangabeira eleva o índice do IDEB

Através dos resultados divulgados recentemente pelo MEC - Ministério da Educação sobre o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o município de Governador Mangabeira conseguiu elevar o seu percentual nessa modalidade de avaliação do ensino, saindo de 3,9 em 2011 para 4.1 em 2013, atingindo a meta projetada pelo MEC. 
No que se refere ao desempenho das escolas na avaliação do IDEB, o melhor nível alcançado nas séries iniciais do ensino fundamental foi da escola Josué da Silva Melho - 4.7, seguida das Escolas: Centro Paroquial - 3.8, Municipal de Quixabeira - 3.4, José Benedito - 3.3. 
A prefeita Domingas Souza da Paixão, comemorou o resultado alcançado pelo município na avaliação do IDEB, dados que refletem o compromisso do seu governo no que se refere a valorização da educação, ao passo que parabeniza a todos os profissionais da educação por essa conquista, mas salienta que continuará realizando investimentos na área de educação visando elevar ainda mais a qualidade do ensino em Governador Mangabeira.
Vale salientar que desde que a prefeita Domingas assumiu a prefeitura, existiu em todas as avaliações do IDEB um crescimento na avaliação da qualidade do ensino no município. Em 2009 - 3.7, em 2011 - 3.9 e em 2013 - 4.1.

Sobre o IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
O Ideb é mais que um indicador estatístico. Ele nasceu como condutor de política pública pela melhoria da qualidade da educação, tanto no âmbito nacional, como nos estados, municípios e escolas. Sua composição possibilita não apenas o diagnóstico atualizado da situação educacional em todas essas esferas, mas também a projeção de metas individuais intermediárias rumo ao incremento da qualidade do ensino.
As metas são exatamente isso: o caminho traçado de evolução individual dos índices, para que o Brasil atinja o patamar educacional que têm hoje a média dos países da OCDE. Em termos numéricos, isso significa evoluir da média nacional 3,8, registrada em 2005, para um Ideb igual a 6,0, na primeira fase do ensino fundamental.
Foi o Inep quem estabeleceu parâmetros técnicos de comparação entre a qualidade dos sistemas de ensino do Brasil com os de países da OCDE. Ou seja, a referência à OCDE é parâmetro técnico em busca da qualidade, e não um critério externo às políticas públicas educacionais desenvolvidas pelo MEC, no âmbito da realidade brasileira. (In: http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/o-que-e-o-ideb)
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