Chuva causa desabamentos em Salvador

A chuva da madrugada dessa quinta-feira (18/4), que foi mais intensa no período entre 2h e 4h, deixou muita gente acordada. Algumas assustadas com os raios e trovões, outras pelas consequências das chuvas nos imóveis ou nas áreas próximas de onde vivem. Segundo a Defesa Civil (Codesal), foram registrados três desabamentos de casas e cinco desabamentos de muros. Além disso, foram registrados 36 deslizamentos de terra, quedas de cinco árvores, alagamentos de casas e de áreas públicas.
No total, a Codesal recebeu 114 solicitações de emergência, além de 19 ameaças de desabamento de casas. Apesar do grande número de solicitações, não foi registrado nenhum ferido. Em um dos casos, um “milagre”, salvou um homem.
Seu nome é Gevisalves Brito, e a casa onde ele mora foi invadida por um deslizamento que atingiu seu quarto, derrubando a parede e soterrando toda área, inclusive a cama aonde dormia. Brito escapou por haver despertado momentos antes do incidente, por volta das duas da manhã, e ter decidido assistir televisão na sala de estar. A casa está localizada na Rua Vila Velha, numa área do bairro de IAPI conhecida como Vila Antônio Balbino.
“Foi um milagre”, declarou sua irmã Rita de Cássia Brito, que também vive na casa com três filhos. Segundo ela, essa foi a terceira vez que ocorreu um deslizamento na mesma encosta em cuja base está a casa. “Já tentamos fazer uma barreira de alvenaria, mas a dona do terreno, que mora na parte de cima, nos proíbe”, conta. A Codesal esteve no local e condenou a casa de dois quartos, onde moram sete pessoas, no total. Uma delas, Alcides Sampaio de Oliveira, marido da dona da casa, que se encontra internada há cinco meses com problemas renais, se nega a sair. “Não ficarei só. Vai ser eu e Deus”, disse.
O bairro do IAPI teve outra casa desabada, na Travessa Bom Jesus da Lapa, nº 22A. A terceira casa a ceder devido às chuvas, está localizada na Rua Ademir Peixoto, nº 45, no bairro de Praia Grande, na Suburbana. Fonte: Tribuna da Bahia

Postar um comentário

0 Comentários