segunda-feira, 12 de março de 2012

Governador Mangabeira e mais 27 municípios aderem ao Fórum de Gestores de Promoção da Igualdade Racial

O Fórum de Gestores Municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial aumentou sua representatividade na Bahia, com a adesão oficial de 28 municípios, em cerimônia realizada na última sexta-feira, dia 09 de Março de 2012, no Salão Azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães.
O Fórum, que é um espaço permanente de diálogo entre Estado e municípios a fim de definir estratégias conjuntas para implementação da Política de Promoção da Igualdade Racial, foi criado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) em 2007, teve um aumento de 87,5 % em relação ao ano passado e agora a conta com 60 gestores que fortalecerão o projeto de interiorização das políticas afirmativas no Estado. “Se continuarmos nesse ritmo de adesão, vamos conseguir ultrapassar a expectativa que é atingir a metade dos municípios baianos até o ano de 2015”, salientou o secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio.
Segundo Sampaio, os projetos Municipalizando as Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, ambos conveniados com o Governo Federal, servirão para nortear e dar sustentabilidade às iniciativas do Fórum. Fonte: ASCOM/SEPROMI

Para Maurícia Moreira, representante da cidade de Saubara, as discussões e reuniões do Fórum servem de capacitação para que os representantes em seus devidos territórios multipliquem as informações e desenvolvam o trabalho com mais eficácia.  “A gente sabe que não é fácil trabalhar política de promoção da igualdade racial e, para ter resultado, quanto mais gente engajado com a causa, melhor” ressaltou Moreira.
Samuel Azevedo, representante de São Francisco do Conde, comentou que essas iniciativas não só fortalecem o debate sobre as políticas afirmativas, como também dão embasamento para que ações concretas sejam planejadas e realizadas em cada região.
Adesão - “A maior parte da população de São Felix é composta por afrodescendentes e nós precisamos estar antenados com as políticas de reparação, nossa adesão Ao Fórum amplia nosso campo de informação”, disse Elba Matos, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
Rafael Oliveira, diretor de cultura de Irará, acredita que a inserção da cidade ao Fórum trará mais informações para muitas comunidades da região que são remanescentes de quilombo “Esse trabalho em rede com os municípios possibilita que as Políticas Públicas cheguem para quem de fato precisa ser assistido”, opinou.
Flávio Passos, representante de Vitória da Conquista, está no Fórum desde a sua criação, e disse que “A criação desse espaço demonstra uma preocupação do Governo do Estado, através da Sepromi, em ter uma unidade e uma diretriz no que diz respeito às políticas afirmativas. O que é fundamental aqui é a troca de experiências, pois há uma ajuda significativa na formação e orientação de nós gestores”.
Durante o evento, que também foi a 8º reunião de representantes municipais de Promoção da Igualdade Racial, houve o planejamento de atividades do Fórum de Gestores para o ano de 2012, entre outras atividades.Clique e confira a galeria de fotos do evento - Manhã - Tarde

Fonte: Ascom/Sepromi
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

 

Professor Borges Todos os direitos reservados © 2017 Ulisses D