quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PARA QUE SERVE O CAROÇO DA JACA?

Esta semana na Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira, o presidente da mesma Alabano Fonseca, criticou a prefeita Domingas por ela dizer nos seus discursos que na sua infância e adolescência comia caroço de jaca cozido. Mas, para que serve o caroço da jaca? Vejamos abaixo algumas coisas que pesquisamos na internet acerca da jaca e dos seus caroços.
A jaca é uma fruta originária do arquipélago malaio, introduzida e difundida no Brasil durante o século XVIII. Quando madura, tem cor amarelada e superfície áspera com pequenas saliências. Seu interior é formado por vários gomos, sendo que cada gomo contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa, viscosa e muito aromática.
Dado o seu alto teor em ferro, a jaca (especialmente o caroço) é indicada na anemia ferropriva. Pode-se cozer o caroço para a alimentação humana.
A jaca é uma fruta rica em fibras, sendo indicada às pessoas com problemas intestinais.É rica também em Cálcio, Fósforo, Ferro e vitaminas do Complexo B, principalmente a vitamina B2 (Riboflavina) e vitamina B5 (Niacina). Os minerais como cálcio e o fósforo têm como principais funções a formação dos ossos e dentes, promovem o crescimento normal e são responsáveis também pela transmissão dos impulsos nervosos. O Ferro participa da formação do sangue. As vitaminas do Complexo B são essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos e problemas de pele. A maior qualidade medicinal desta fruta saborosa é a de combater a tosse de qualquer natureza. Seus caroços agem contra a prisão de ventre e contém ferro e vitaminas.
Dessa forma o caroço da jaca tem grandes nutrientes e a prefita Domingas não estava errada em se alimentar do mesmo, algo normal, assim como se alimentar de qualquer outra comida, claro dependendo da condição econômica da pessoa. Ao contrário, do que pregou o presidente Albano, ao se alimentar do caroço da jaca a prefeita Domingas desenvolveu o seu físico e a mente, formando assim uma mulher gurreira, esforçada e inteligente. Na verdade o presidente Albano está desinformado sobre essa questão, ficou mais evidente uma concepção preconceituosa do que uma questão nutricional.
Cuidado presidente com os equivocos.
Fontes: portalsaofrancisco.com.br, agrobyte.com.br, danielameira.blogspot.com
Compartilhe : :

26 comentários:

  1. Eu também amo comer caroços de jaca,e achei muito interesante,este comentário sobre o caroço de jaca,realmente eu não sabia para que servia comia por que eu acho muito gostoso.

    ResponderExcluir
  2. Já comi muita jaca, más não sabia que seus caróços poderiam ser consumidos, fiz cozido e foi muito bem aceito, caroço no lixo nunca mais.

    ResponderExcluir
  3. Eu já adorava comer caroço de jaca, agora passarei a comer com mais prazer ainda, depois de saber da sua função terapêutica.

    ResponderExcluir
  4. Toma-lhe presidente Albano!! Ficar calado é sábio, não fale do que você não sabe...Fica a dica!! E coma agora bastante caroço para tornar-se quem sabe, um ser humano melhor, sem preconceito.

    ResponderExcluir
  5. adoro comer caroço de Jaca,mas não sabia do seu benefícil para a saúde e adorei saber,só sabia que é uma delícia.

    ResponderExcluir
  6. hoje mesmo cozinhei e comi,lembrei da minha infância e resolvi pesquisar e fiquei maravilhada.
    Com todo respeito Sr.Presidente se eu fosse o senhor eu o experimentaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde de que me entendO de gente,que como caroço de jaca cosinhado e meu pai já comia, aprendi com ele,só ñ sabia quanta eficiência ela tem.Obrigada pela informaçao. Sei que é deliciosa o fruto quanto o caroço. Muita gente precisa começar a comer.

      Excluir
  7. Parabéns. As informações são 10. Eu comi esta semana por indicação de uma amiga professora e amei o sabor do caroço da jaca cozido, agora posso dizer que:
    ___ A jaca é doce e saborosa, mas como diz o ditado popular ¨DESTA FRUTA COMO ATÉ O CAROÇO¨ E QUE DELÍCIA.
    Delícia, delícia assim você me mata... ai se eu te pego... ai, ai se te pego...
    Enfim o preconceito é burrice... SUGESTÃO: MÚSICA DE GABRIEL PENSADOR: RACISMO, PRECONCEITO É BURRICE...(ver yutob RSRSRSRS.... SÓ PARA APRENDER A RESPEITAR AS PESSOAS e NÃO FALAR PRECONCEITUOSAMENTE...RSRSRS..RSRS.... 23/01/2012.

    ResponderExcluir
  8. Estou comendo, agora...rsrs Sabia, desde pequeno, que caroço de jaca era bom para a saúde, mas só agora que resolvi pesquisar. Gostei da informação.

    ResponderExcluir
  9. era isso que estava procurando saber

    ResponderExcluir
  10. Sempre gostei de jaca...Agora tambem me apaixonei pelo caroco muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  11. voces comem estes corroços pq querem comer, no entanto não tem memhuma indicação é somente uma diversão do póvo que estão inventando mais esta alimentação

    ResponderExcluir
  12. já comi cozidos,só não sei p/ que serve

    ResponderExcluir
  13. adoro jaca dela sempre comi ate o caroço so nao sabia que era medicinal

    ResponderExcluir
  14. Sr. Presidente,talvez falte um pouco mais de entendimento nutricional,pesquisar,e entender mais de uma boa alimentção rica em nutrientes,achar que caviar,lagosta e pratos exoticos lhe faz ser o que não aparenta ser, lhe dar o direito de apontar-lo de ignorante.Então acredito que nunca comeu doce de casca de banana que é rica em potassio,ferro,e fibra fora as vitaminas...Seria maravilhoso se pudessemos mostrar as crianças os valores que nosso alimento tem.E deixar as gravatas do papai penduradas para que eles não possam parecer com os msm,sendo ignorantes.

    ResponderExcluir
  15. Eu descobri o caroço de jaca sozinha. Um belo dia, depois de abrir uma jaca e dela retirar os gomos doces e suculentos resolvi cozinhar o caroço porque o achei maçudo. Depois de cozinhá-lo. Puxa! Que delícia! Deu-me a impressão de que estava saboreando uma castanha de natal.
    Vale a pena! Com sal e numa salada fica supimpa.

    ResponderExcluir
  16. Minha mãe acabou de assar as castanhas e ficou uma delíciaaaaa!

    ResponderExcluir
  17. Eu também comi caroços de jaca. São deliciosos. O problema é na hora de sair.... Cuidado pra ñ ficar entupido. Mas se isso acontecer é só tomar purgante que o barro desce........

    ResponderExcluir
  18. O caroço da jacaserve ate pra quem tem problemas de emorroidias

    ResponderExcluir
  19. eu de saber como plantar esta delicia,eu ganhei 4 carocos,mas nao sei devo plantar caroco ou so com estaca?

    ResponderExcluir
  20. eu cozinhei hoje e achei muito gostoso

    ResponderExcluir
  21. realmente é mto bom

    ResponderExcluir
  22. bete 15 de maio de 2014 sempre que como a jaca aproveito os caroços para comer cozidos.

    ResponderExcluir
  23. minha bisavó já nos ensina a comer o caroço da jaca,cozido ou assado. Eu sempre comi porque valorizo muito o saber popular.Hoje cozinhei alguns e junto com minha mãe de 84 anos saboreamos vários.Fiz isso tão naturalmente, como sempre fizemos e muito feliz por ainda ter minha mãe comigo para tirarmos algumas horas para curtir a vida.daí me veio a curiosidade: quais os minerais e vitaminas que contém no coraço de jaca? vim pesquisar e encontrei estas informações nutricionais maravilhosas. Pois é ,eu quando criança também comi fruta pão cozida, que é uma delícia mas infelizmente nunca mais encontrei para comprar. Mas é assim mesmo, chegou no poder vai se envaidecendo e emburrecendo proporcionalmente. Quanto mais a vaidade sobe a ignorância vai também pras alturas. MESMO QUE NÃO FOSSE TÃO RICA EM NUTRIENTES MAS SERVIU PRA MATAR A FOME E EU ACREDITO QUE ISSO JÁ É MUITO VÁLIDO.

    ResponderExcluir
  24. Minha irma fez um pao vom o caroco da Jaca, ficou simplesmente maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir

 

Professor Borges Todos os direitos reservados © 2013 Ulisses D