CEPES, promove atividade acerca de processos linguístico-culturais e migratórios com pesquisadores de Moçambique e Angola

 



Por: professora e doutora – Evani Rodrigues. O Brasil e o continente africano estão unidos por vários aspectos.  É possível destacar processos histórico-linguístico-culturais constituintes do Brasil que são oriundos de países africanos, a exemplo de Moçambique e Angola.

A partir dessa compreensão, as professoras Daniela Rodrigues e Evani Rodrigues, do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), realizaram um bate-papo, no dia 19/10/23, na Câmara Municipal, da cidade de Governador Mangabeira, com alunos do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS): Isaias Mate, Bento Motuba, Arcedes Trinta (moçambicanos) e Lucas Binga (angolano).

A atividade, que teve como temática: Relações Brasil-África: processos linguístico-culturais e migratórios, integra o componente curricular  da eletiva "Literatura dos meus ancestrais", possibilitou aos alunos(as) das turmas 2AM, BM, AV e o 3BM um intercâmbio de conhecimentos no que concerne às variações linguísticas entre esses países (Brasil-Angola- Moçambique) que têm a língua portuguesa como língua oficial, além de ideias relacionadas à formação histórica dos povos, cultura, às famílias, literatura e ao ensino desses países africanos.

No retorno a cidade de Feira de Santana, acompanhados pelo professor Borges, os mencionados estudantes visitaram a cidade de Cachoeira, ampliando seus conhecimentos acerca das relações históricas e culturais entre o Brasil e a África.

Foi um momento muito rico, configurando o fortalecimento do vínculo étnico, histórico e cultural entre Brasil e África. Agradecemos a todos e todas que contribuíram para a realização dessa significativa atividade, especialmente os estudantes da Pós-graduação da UEFS e do CEPES.

Postar um comentário

0 Comentários