Uma conversa sobre as Áfricas: diálogo do professor Juvenal de Carvalho com estudantes do CEPES.

 


Na última quinta-feira (21/07), aconteceu um diálogo entre o professor de História da África da UFRB, Dr. Juvenal de Carvalho e os estudantes do primeiro ano (DM, EM e Fluxo 1/2) do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), acerca do livro – “Uma conversa sobre as África”, de autoria do mencionado professor, sendo a atividade coordena pelo professor de história Luís Carlos Borges.

A atividade aconteceu na Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira, objetivando refletir acerca da importância da História e Cultura do continente africano para a história da humanidade, bem como as relações desse continente com o Brasil. O citado livro, foi publicado em 2012 (Martins e Martins), contendo 57 páginas e consiste em um diálogo entre um velho (seu Didi) e um jovem (Nascimento), acerca de vários aspectos da história, cultura e geografia do continente africano, visando, também a desconstrução de estereótipos e ideias erradas inventadas ao longo do tempo acerca da África, como mencionou o professor Juvenal de Carvalho em sua fala.

Na conversa com os estudantes, Carvalho, ainda elucidou os motivos pelos quais produziu o livro e a metodologia usada na construção do diálogo entre os personagens do livro (seu Didi e Nascimento), bem como enfatizou a visão negativa como a mídia trata a África, sempre de forma primitiva, selvagem, atrasada, sem cultura, sem progresso,  sem história, lugar de fome e violência, não demonstrando as riquezas que esse continente possui e a importância histórica dos saberes e tradições dos povos africanos para humanidade, possibilitando a construção de novos olhares acerca da África, principalmente em sala de aula.

Após a sua fala, o titular de História da África da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), respondeu diversas perguntas dos estudantes, as quais foram elaboradas com bastante qualidade e fundamentadas no conteúdo do livro e na fala do professor. Também, durante as perguntas, aconteceu uma rica intervenção da diretora do CEPES, professora Rita de Cássia Santana, acerca da importância da abordagem das temáticas em foco.

Ao final do evento, foram sorteados exemplares do aludido livro para estudantes das citadas turmas, também foi oferecido pela direção da escola um gostoso lanche (acarajé com guaraná) para os participantes do evento, além dos agradecimentos ao professor Juvenal de Carvalho pelas estudantes Camille e Sulamita, além do professor Borges e a diretora Rita de Cássia Santana.

“Parabenizamos aos estudantes das turmas envolvidas na atividade pelo excelente comportamento, pelo interesse nas temáticas discutidas e pelos qualificados questionamentos direcionados ao professor. Também, agradecemos profundamente ao professor Juvenal de Carvalho por disponibilizar um pouco do seu tempo para conversar com os estudantes do CEPES, bem como parabenizamos pela riqueza do conteúdo abordado em sua fala, enfatizando o quanto é importante e necessário o estudo da África na educação básica brasileira. Ainda, agradecemos o apoio de todos(as) professores (as), funcionários(as) e direção do CEPES para a realização da atividade, além da contribuição do ex aluno Jailton Sena. De igual forma, agradecemos aos funcionários da Câmara de Vereadores e ao seu presidente, Gicélio Dias da Silva, que gentilmente cedeu o espaço do Poder Legislativo Municipal para a realização dessa significativa atividade. Muito obrigado a todos e a todas”, salientou o professor Borges.

Link do evento no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Gp-vpn2i0ps&t=2261s

Montagem das fotos: Jefferson Araújo e Jailton Sena.

Postar um comentário

0 Comentários