Mais de 2 bilhões de mulheres têm menos oportunidades e direitos econômicos que homens no mundo

 

Falar que as mulheres têm menos direitos e salários mais baixos que os homens não dá a real dimensão da disparidade mundial. Um exemplo de trilhões: ao longo da vida e em todo o mundo, o rendimento esperado das mulheres é de US$ 172 trilhões (R$ 886,8 trilhões) a menos que os homens – valor equivalente a duas vezes o PIB global.

Além deste, são vários os indicadores que mostram como as mulheres ainda estão atrás dos homens quando se trata de direitos:

  • Cerca de 2,4 bilhões de mulheres têm menos oportunidades e direitos econômicos que homens no mundo;
  • 178 países (93,6%) mantêm barreiras legais que impedem a participação econômica plena das mulheres;
  • 95 países (50%) não garantem a remuneração igualitária para trabalhos de igual valor;
  • 86 países (45%) têm restrição ao mercado de trabalho;
  • Apenas 12 países (6,3%) têm condições iguais para homens e mulheres em todas as áreas.

Os dados são do Banco Mundial e estão no relatório Mulheres, Empresas e o Direito 2022 divulgado nesta terça (1). O órgão traduz as condições econômicas em pontos, com pontuação máxima de 100. Destes, as mulheres possuem 76,5 pontos, o que significa que elas têm apenas três quartos dos direitos dos homens.

Apesar dos resultados, alguns países tiveram, em 2021, esforços para melhorar as condições legais das mulheres: 23 deles promoveram reformas nas leis. A maioria estava relacionada a parentalidade (aumento do tempo e melhoria das condições de licenças maternidade e paternidade), remuneração trabalho (contra restrições à entrada de mulheres em determinados trabalhos, assédio moral, sexual e discriminação de gênero).

"As mulheres não conseguirão conquistar a igualdade no ambiente de trabalho se houver desigualdade dentro de casa. Isso significa nivelar as condições de igualdade e garantir que as mulheres com filhos não sejam excluídas de sua plena participação na economia e possam cumprir suas expectativas e ambições", afirmou Carmen Reinhart, Vice-Presidente Sênior e Economista-chefe do Grupo Banco Mundial, no relatório.

E o Brasil?

A região da América Latina e do Caribe teve a terceira maior pontuação no levantamento, com média de 80,4. Entre os 39 países com mais de 90 pontos, que equivalem a maior igualdade entre homens e mulheres, só dois estão na região: nossos vizinhos Peru e Paraguai.

Brasil tem nota 85 de 100 no índice do Banco Mundial. Estamos no mesmo nível da Venezuela e atrás de outros 11 países da região, incluindo Bolívia, México, Paraguai e República Dominicana. Quando se leva em conta os países do mundo todo, há 60 com pontuações maiores que a nossa.

As áreas em que o país está bem são mobilidade, ambiente de trabalho, casamento e bens. Já as áreas em que ainda temos muito o que melhorar são remuneração, cuidados parentais, empreendedorismo e pensão e aposentadoria.

No Brasilos direitos das trabalhadoras incluem licença-maternidade de 120 dias (4 meses), tempo para amamentação até que a criança atinja seis meses e dispensa para consultas médicas. Já a licença-paternidade dura só cinco dias e ainda é um desafio no país.

No ano passado, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a participação das mulheres no mercado de trabalho aumentou, mas elas seguiram ganhando menos que os homens e ocupando, cada vez menos, cargos gerenciais.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/03/01/mais-de-2-bilhoes-de-mulheres-tem-menos-oportunidades-e-direitos-economicos-que-homens-no-mundo.ghtml. Acesso em 01/03/2022.

Postar um comentário

0 Comentários