Deixado de fora da Semana de 22, Lima Barreto é celebrado por nomes como Lázaro Ramos, Conceição Evaristo e Djamila Ribeiro

 

O Brazil LAB da Universidade de Princeton (EUA) e a editora Companhia das Letras lançam nessa próxima quarta-feira (16), no Brasil e nos Estados Unidos, a campanha Espalhe Lima.

A iniciativa inaugura os eventos pelo centenário de morte do escritor e demonstra a atualidade do autor carioca deixado de fora da Semana de Arte Moderna. A vida e obra de Lima Barreto iluminam, de forma visceral, dilemas contemporâneos como racismo, exclusão social, valores republicanos e democráticos.

A campanha, que também tem como objetivo difundir a obra de Lima Barreto no exterior, começa em meio às comemorações pelos cem anos da Semana de 22, e segue até novembro, data de morte do escritor.

Ao longo desse período, a cada mês um texto de Lima Barreto será lido/interpretado por personalidades, artistas e intelectuais negros e negras de diversas nacionalidades.

Os vídeos, que terão legendas em inglês, serão disponibilizados em uma plataforma especialmente desenvolvida para a campanha: www.espalhelima.com.br

Entre os nomes que darão voz aos textos de Lima Barreto estão: Lázaro Ramos, Conceição Evaristo, Sílvio Almeida, Elisa Lucinda e Hilton Cobra. 

A filósofa Djamila Ribeiro abre a plataforma Espalhe Lima lendo o conto “Clara dos Anjos”. O lançamento irá acontecer durante o evento Múltiplos Modernismos, com Luís Augusto Fischer e Lilia Schwarcz, às 18h30 de Brasília, no canal do Brazil LAB no YouTube

A campanha, que nos Estados Unidos ganhou o título de Hearing Lima, termina em 1º de novembro, com a remontagem da leitura e biografia do escritor, apresentada por Lilia Schwarcz e Lázaro Ramos na Flip 2017.

Disponível em: https://www.geledes.org.br/deixado-de-fora-da-semana-de-22-lima-barreto-e-celebrado-por-nomes-como-lazaro-ramos-conceicao-evaristo-e-djamila-ribeiro/. Acesso em 22/02/2022.

Postar um comentário

0 Comentários