O Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial é comemorado neste sábado, 3 de julho. A data se refere à aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. Neste mesmo dia, em 1951, o Congresso Nacional aprovou a Lei 1.390 (Lei Afonso Arinos, proposta pelo jurista e político mineiro) – primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal qualquer prática resultante de preconceito por raça ou cor. Ela viria a ser modificada em 1985, pela Lei 7.437 (de autoria do deputado federal Carlos Alberto Olivei…
Continuar LendoA importância nutricional em pacientes com Anemia Falciforme (AF) tem sido o foco no tratamento, pois uma alimentação adequada pode ajudar no crescimento saudável e adequado de crianças, e reduz riscos de complicações em doentes de qualquer idade. Tradicionalmente as orientações alimentares disponíveis abordam associações com deficiências de micro e macro nutrientes, assim como minerais (zinco, magnésio, ferro, cobre cromo, manganês) e terapia antioxidante. A AF é uma das doenças nas quais o estresse oxidativo desempenha um papel signifi…
Continuar LendoO “Hino ao Senhor do Bonfim” é uma composição com letra de Arthur de Salles e música de João Antonio Wanderley. Ela foi escrita em 1923 por meio de pedido oficial para as comemorações do centenário da independência da Bahia. A letra evoca uma passagem da história da Bahia em que a imagem do Senhor do Bonfim, tomada pelas tropas portuguesas durante as batalhas, fora restituída ao seu templo original em cortejo popular. A música teve o seu alcance ampliado pela gravação realizada pelo movimento musical da Tropicália no disco Tropicália ou P…
Continuar LendoAs descobertas lançaram luz sobre uma política de assimilação cultural praticada por décadas pelo governo canadense, em colaboração com a Igreja Católica, que culminou na morte de milhares de crianças e foi considerada genocídio por uma comissão do país. "Você nunca pode se preparar totalmente para algo assim", disse o chefe Jason Louie da tribo Lower Kootenay, que integra a Nação Ktunaxa. Líderes indígenas disseram que esperam que mais sepulturas sejam encontradas à medida que as investigações avancem. Muitos povos indígenas n…
Continuar LendoO Conselho Universitário aprovou, no dia 29 de junho, por unanimidade, a outorga do título de doutor honoris causa póstumo a Luiz Gonzaga Pinto da Gama. A homenagem está ancorada na importância de Luiz Gama na história recente do Brasil e em sua excelência enquanto personalidade intelectual. A proposta foi apresentada pelo professor Dennis de Oliveira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro (NEINB-USP), e apoiada pela Comi…
Continuar Lendo
Redes Sociais