Tese de Doutorado do Professor de Educação Física, Ivson Silva já está disponível para consulta no Repositório da UFBA.



Com o título: Crítica ontológica à fragmentação das premissas teóricas e programáticas na produção/circulação do conhecimento em Educação Física no estado da Bahia, a tese de doutorado do professor IVSON CONCEIÇÃO SILVA, já se encontra disponível para consulta no Repositório da Universidade Federal da Bahia – UFBA (https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34157). A tese foi defendida em 24 de agosto de 2020 de forma virtual, sendo o orientador o professor doutor Cláudio Lira dos Santos Junior (UFBA).

A tese possui o seguinte objetivo geral: “analisar, compreender e explicar os nexos causais teleologicamente postos que determinam ontologicamente a fragmentação entre as premissas teóricas e programáticas na produção do conhecimento hegemônica em Educação Física no estado da Bahia e apontar possibilidades superadoras a partir de uma síntese ontológico-conclusiva” (SILVA, 2021, p. 10). Já a problemática consiste em: quais são os nexos causais teleologicamente postos que determinam ontologicamente a fragmentação entre as premissas teóricas e programáticas na produção do conhecimento hegemônica em Educação Física no estado da Bahia?”. (Idem, p. 10)

Utilizando-se de uma rica bibliografia e de um vasto conjunto de fontes, Silva faz uma reflexão profunda acerca de como a produção das ideias dos professores de Educação Física estão se desenvolvendo no estado da Bahia, para tanto, o autor associa sua narrativa em argumentos filosóficos, como o da ontologia (área da Filosofia, que busca estudar as propriedades do ser, bem como a existência, a natureza e a realidade). Assim:

"Não se trata de uma relação mecânica entre teoria e prática, mas de uma relação dialética entre sujeito consciente de suas tarefas históricas de classe e da apreensão do objeto situado no movimento histórico-social. Condição que exige uma teoria assentada na concepção materialista e dialética da histórica para uma prática com a finalidade transformadora da objetividade material" (Idem, p. 20).

Além da introdução e da síntese conclusiva, a tese é composta dos seguintes capítulos: Debate Ontológico a partir do Desenvolvimento Humano, Objetividade Analítica dos Recursos de Educação Física no Estado da Bahia, Fundamentos Ontológicos da Fragmentação entre Premissas Teóricas e Pragmáticas na Produção do Conhecimento em Educação Física no Estado da Bahia e Teleologia como Pressuposto da Crítica Ontológica.

“Parabenizamos ao professor Ivson Silva por mais essa conquista em sua vida, ou seja, sua tese de doutorado, um excelente trabalho  vinculado a área de Educação Física, demonstrando a sua competência e habilidades para argumentar a temática em foco, a qual se sustenta como uma valiosa contribuição para a educação na Bahia, especialmente no contexto acadêmico da Educação Física”, salientou o professor Borges.

Ivson Conceição Silva - é licenciado em Educação Física pela Faculdade Regional da Bahia, especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer- UFBA, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Professor da rede municipal de Governador Mangabeira e da Faculdade Maria Milza (FAMAM). Formador do Programa Escola da Terra-PRONACAMPO-UFBA. Tutor da especialização em Educação, Pobreza, Desigualdade Social-UFBA. Contato: silva.ivson@gmail.com

RESUMO DA TESE

A presente tese de doutoramento é uma investigação ontológica sobre as causalidades postas que influem na fragmentação das premissas teóricas na produção/circulação do conhecimento. Apresenta a seguinte problemática: quais são os nexos causais teleologicamente postos que determinam ontologicamente a fragmentação entre as premissas teóricas e programáticas na produção do conhecimento hegemônica em Educação Física no estado da Bahia? O objetivo foi analisar, compreender e explicar os nexos causais teleologicamente postos que determinam ontologicamente a fragmentação entre as premissas teóricas e programáticas na produção do conhecimento hegemônica em Educação Física no estado da Bahia e apontar possibilidades superadoras a partir de uma síntese ontológico-conclusiva. No campo metodológico, valeu-se da pesquisa bibliográfica enquanto técnica permanente do processo de investigação e exposição. Para a caracterização dos dados, empregou-se a pesquisa descritiva. Para a depuração da lógica interna da produção do conhecimento, utilizou-se a pesquisa epistemológica a partir da matriz analítica, procedendo da seguinte forma: 1) levantamento das teses nos bancos dados online do EPISTEF/Bahia; 2) leitura analítica das dissertações e teses, para apreensão da concepção de ser humano/sociedade enquanto premissa ontológica; 3) registro da leitura analítica numa planilha Microsoft Office Excel e síntese progressiva considerando os dados apreendidos. O debate central da tese se valeu da ontologia materialista, histórica e dialética, apresentando, como centralidade ontológica do desenvolvimento humano, o trabalho enquanto ato teleologicamente guiado para o “pôr do fim perante um objeto natural”. A partir deste desenvolve suas explicações sobre a relação entre: causalidade natural e causalidade posta; sujeito-objeto; teleologia espontânea e finalística; formação das funções psicológicas superiores; conhecimento cotidiano e científico. Parte do pressuposto que ser humano e sociedade formam um complexo indivisível. Constata que há três perspectivas divergentes sobre a concepção de ser humano/sociedade: a) primazia do aspecto objetivo; b) ênfase no subjetivo; c) da relação dialética entre subjetivo e objetivo, predominando as duas perspectivas fragmentárias. Dessas compreensões desdobram-se as seguintes concepções de sociedade: natural e impossível de ser conhecida em sua essência e de, consequentemente, ser alterada; 2) sociocultural, mas sua alteração só pode ocorrer na esfera subjetiva individual; 3) enquanto produto histórico, que é passível ser conhecida e alterada radicalmente em sua essência. Estabelece a relação entre a produção/circulação do conhecimento analisada com a base material expondo enquanto nexos causais teleologicamente postos quem influem nestas: o subdesenvolvimento como consequência da contenção das forças produtivas geneticamente ligadas ao colonialismo, neocolonialismo e imperialismo; o desenvolvimento desigual na divisão internacional do trabalho entre nações de capitalismo avançado (produtoras) e subdesenvolvidas (consumidoras); infraestrutura nacional pluriparticular entre ilhas regionais altamente produtivas por multinacionais em contradição com grandes áreas pré-capitalistas; o desenvolvimento econômico assentado nos interesses do mercado, em detrimento do progresso social. A síntese ontológico-conclusiva constata a necessidade da produção científica recuperar a ontologia materialista, histórica e dialética enquanto instrumento teórico que possibilita analisar, compreender e explicar a realidade em seu ser-propriamenteassim; preconiza a análise radical, rigorosa e de conjunto dos objetos/fenômenos da investigação científica. Aponta elementos para a construção de um programa político por diversos instrumentos de organização e luta da classe trabalhadora para ruptura e superação do modo de produção capitalista: a) unidade contraditória e indivisível entre teoria e prática, programa e ações, sujeito e objeto, realidade e pensamento, ciência e política, ciência e ideologia, história e projeto histórico, ontologia, gnosiologia, axiologia e teleologia; b) defesa da formação ampliada de professores de Educação Física como estratégia de ruptura com a fragmentação entre licenciatura e bacharelado; c) formação política dos professores de Educação Física, e dos professores em geral, para fortalecimento dos organismos da classe trabalhadora (partidos, sindicatos, associações, movimento de lutas sociais, entidades científicas e outras; d) projeção do desenvolvimento econômico assentado na perspectiva da soberania nacional e na formação humana; e) domínio da ciência, na perspectiva humano-social, para superação da subordinação tecnológica pautada nos interesses de mercados impostos pelas multinacionais e pelos organismos multilaterais; f) união com as nações que apresentam interesses em libertar-se do jugo do capital, para constituição de uma frente anti-imperialista internacional, para ingressar em um processo permanente de revolução pela precipitação do definhamento do sistema metabólico do capital.

Palavras-chave: Ontologia materialista história e dialética. Produção do conhecimento. Premissas teóricas e programáticas. Educação Física. Teleologia.

REFERÊNCIA 

SILVA, Ivson ConceiçãoCrítica ontológica à fragmentação das premissas teóricas e programáticas na produção/circulação do conhecimento em Educação Física no estado da BahiaSalvador: UFBA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/34157/1/Ivson%20Silva%20TESE%20de%20doutorado.pdf. Acesso em 01/09/2021.

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