11 de agosto: Dia do Estudante

 


"Dia do Estudante" Ã© comemorado no Brasil dia 11 de agosto. A data é celebrada desde 1927, ano que completou o centenário da criação dos cursos de Direito no país.

No dia 11 de agosto de 1.827, Dom Pedro I autorizou os primeiros cursos superiores em Direito, localizados em Olinda (PE) que deu origem à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a outra em São Paulo (SP), que deu origem à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

As primeiras instituições voltadas ao ensino superior que surgiram no Brasil foram em 1808, como as academias de Cirurgia e Anatomia, da Guarda Marinha, alguns anos depois de Agricultura, de Pintura e Escultura, entre outras.

Dia do Estudante ressalta a importância e a necessidade dos estudos na vida dos cidadãos. Todos têm direito à educação, como previsto no Art. 205 da Constituição Federal de 1.988: "A educação, direito de todos, e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)  e a Constituição Federal devem ser seguidas e executadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. As regulamentações garantem o direito à educação, na educação básica (infantil, fundamental e ensino médio) e educação superior. Na educação superior, não é exigido que os Estados garantam que todos os cidadãos cursem esta modalidade, no entanto, devem garantir que a população tenha acesso público e gratuito a ela.

Importância de estudar

O ato de estudar é algo que levamos por toda a vida, pois nosso processo de desenvolvimento e formação enquanto seres humanos passa obrigatoriamente por ele. Muitos acreditam que o estudo é algo apenas para crianças e jovens, mas estudar é crucial na nossa formação enquanto cidadãos e pessoas assim como no nosso desenvolvimento enquanto profissionais, sendo uma prática que deve ser contínua.

Enquanto cidadãos nós podemos aprender a importância do convívio em sociedade e ser aptos a entendermos determinados problemas sociais e, em alguns casos, até mesmo propor soluções para eles. Estudar também nos auxilia a compreender melhor o mundo e toda a diversidade cultural que existe nele.

Por fim, mas não menos importante que nenhum dos outros usos do estudo, está a possibilidade que essa ação nos dá em relação a um futuro profissional. Estudar garante-nos a formação em um ofício que, além de prover nosso sustento, pode ser um diferencial na nossa vida.

Assim, percebemos que estudar é algo muito importante e que devemos levá-lo como hábito, afinal, é necessário estar sempre atualizado em relação ao conhecimento produzido e àquilo que acontece no mundo. Estaremos na posição de estudante durante boa parte de nossas vidas, sendo assim, é justo que haja um dia para homenageá-la.

Fontes:

https://www.infoescola.com/datas-comemorativas/dia-do-estudante/. Acesso em 10/08/2021.

https://escolakids.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-estudante.htm. Acesso em 10/08/2021.

 

Postar um comentário

0 Comentários