06 de agosto - Dia Nacional dos Profissionais da Educação

 


No dia 6 de agosto, é comemorado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, data festiva que visa, sobretudo, a reforçar a grande importância desses profissionais não só para o compartilhamento e acesso ao conhecimento, mas também para o desenvolvimento social do Brasil.

Todas as profissões dependem de alguém para serem ensinadas, afinal, o conhecimento é algo que adquirimos ao longo das experiências da vida. Assim, o professor e toda a rede educacional são os responsáveis por passar o conhecimento adiante e cultivar em cada aluno a semente transformadora da educação.

A data que comemora o Dia Nacional dos Profissionais da Educação foi criada em 2014, de acordo com a lei 13.054/14, para trazer maior valorização tanto aos professores quanto aos demais profissionais de assistência como diretores, coordenadores, supervisores, entre outros, principalmente do âmbito escolar, fase essencial da formação dos novos estudantes.


A educação, sem dúvida, é a principal ferramenta de mudança social e um dos motores para o pleno desenvolvimento de qualquer democracia. A valorização dos profissionais da área, portanto, deve ser compreendida como um exercício diário pelo esforço de trazer conhecimento a todos os cantos do país, sendo dever de todos os cidadãos!


A data comemorativa tem, justamente, essa ideia: trazer à tona o valor imensurável de toda a cadeia de profissionais que dedicam a vida ao ensino.  O dia 6 de agosto se faz ainda mais importante na atual conjuntura ocasionada pela pandemia do novo coronavírus e suas consequências, como, por exemplo, o isolamento social. Os educadores, com isso, precisaram reinventar, em meio a inúmeras dificuldades, as formas de ensino, a fim de contemplar os alunos com o conhecimento adequado.

Não há advogados sem professores. Não há médicos sem professores. Não há juízes sem professores. A educação é, sem dúvida, a base para qualquer profissão que se possa almejar, portanto, todos os profissionais que atuam para transmitir, ensinar e dar acesso ao conhecimento merecem agradecimentos pelo trabalho tão fundamental que exercem nesta data!

Fonte: https://blog.fmp.edu.br/dia-nacional-dos-profissionais-da-educacao-tudo-sobre-a-historia-da-profissao/. Acesso em 06/08/2021

Postar um comentário

0 Comentários