13 de julho – Dia Mundial do Rock

 


O dia 13 de julho é conhecido em nosso país como o Dia Mundial do Rock, uma data separada para comemorar esse que é um dos estilos musicais mais conhecidos do mundo e que foi muito popular entre as décadas de 1950 e 1980. Apesar do termo “Mundial”, essa data comemorativa não é internacional.

O Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho, é uma celebração exclusivamente brasileira. Fora do Brasil não existe uma data significativa que celebre o rock, e a que existe aqui foi uma criação publicitária realizada na passagem da década de 1980 para a década de 1990.

Os idealizadores da celebração queriam homenagear esse estilo musical tão famoso e que possui tanta história. Além do estilo, homenageia-se também os músicos que dedicaram (e dedicam) suas vidas ao rock. Na época em que essa comemoração começou a ser propagandeada, o rock era um dos principais estilos musicais no Brasil, e fala-se que os responsáveis pela divulgação dessa data foram duas rádios.

As duas rádios eram de São Paulo — a 89 FM e a 97 FM. Ambas eram especializadas em rock, e o objetivo dos criadores da data era ampliar a divulgação desse estilo para conquistar mais fãs. De lá pra cá, o rock continuou perdendo espaço na mídia, e hoje não é muito comum vermos grandes bandas de rock na TV brasileira, por exemplo.

De toda forma, a data popularizou-se, e anualmente é comum que alguns canais de comunicação dediquem alguma atenção a ela com eventos sendo realizados em bares e casas noturnas.

Por que o dia 13 de julho?

 

O 13 de julho foi escolhido para receber o Dia Mundial do Rock porque nesse dia, em 1985, foi realizado o Live Aid, um dos maiores festivais de rock da história. Esse festival foi idealizado pelo músico Midge Ure, que fez parte de bandas como Thin Lizzy, e por Bob Geldof, que era vocalista da Boomtown Rats.

Esse foi um evento voltado para promover ajuda humanitária, arrecadando fundos para socorrer as pessoas que sofriam com a fome na Etiópia. Esse país africano sofreu uma grave crise de alimentos entre 1983 e 1985, causada por uma guerra civil, e estima-se que até 1,2 milhão de pessoas possam ter morrido de fome e que outras milhares tenham se refugiado nos países vizinhos.

Origem do rock

Hoje o rock não é necessariamente o estilo musical mais popular do planeta, mas, ainda assim, possui milhões de fãs por todo o mundo, e isso não é diferente no Brasil. No momento, nenhum dos grandes hits musicais em nosso país são desse estilo, mas existem milhões de fãs de rock no Brasil, e nosso país possui bandas desse estilo que são conhecidas até internacionalmente.

Esse estilo musical surgiu na passagem da década de 1940 para a década de 1950 nos Estados Unidos. O rock veio, principalmente, da influência da cultura afro-americana, que, na época, dominava o cenário musical dos Estados Unidos com o jazz e o rhythm and blues. O country and western, muito popular entre a população branca, também contribuiu para o surgimento do rock.

O rock então foi resultado dessa mistura da cultura afro-americana, manifestada no jazz e no rhythm and blues, com a cultura branca, manifestada no country and western. Seu surgimento aconteceu em um momento que a indústria cultural estava se estabelecendo, e o rock aproveitou-se bastante da divulgação que rádio e cinema fizeram dele na década de 1950.

uitos especialistas consideram Rocket 88, canção composta por Ike Turner e Jackie Brenston e gravada em março de 1951, como a primeira composição legitimamente rock 'n roll da história. Outros, no entanto, preferem não apontar um marco assim sob a alegação de que é impossível falar-se de um início claro da criação do rock porque ele não surgiu por um processo evolutivo linear.

Essa música de Ike Turner e Jackie Brenston é, ainda assim, considerada um marco por conta de sua composição musical, que possui características que permitiram os especialistas classificarem-na como uma canção de rock. Outra composição de grande impacto na história do rock foi Rock around the clock, composta por Bill Haley & His Comets, que se popularizou porque esteve no filme Blackboard Jungle, de 1955, conhecido no Brasil como Sementes da violência.

Outra grande questão desse período de surgimento do rock é que Elvis Presley não foi o “pai do rock”, como muitos acreditam. Esse cantor norte-americano não foi o “inventor” do rock, mas se tornou muito conhecido por ter sido um dos grandes nomes que o ajudou a popularizar-se tanto nos Estados Unidos como no mundo.

Outros cantores da década de 1950 também ficaram conhecidos como grandes nomes do surgimento do rock, e muitos deles tiveram vendas de discos superiores às de Elvis Presley no período. Cantores dessa época e que tiveram grande expressão durante o surgimento do rock foram: Fats Domino, Ray Charles, Jerry Lee Lewis, Little Richard, Chuck Berry etc.

Quanto ao termo rock and rollnão se sabe sua origem. Alguns sugerem que ela tem relação com o fato do rock, a princípio, ser um estilo dançante, e, por isso, a palavra rock, que significa “agitar” em inglês, teria sido usada na designação.

Outros sugerem que o termo é derivado de uma gíria entre os afro-americanos do período que a usavam com uma conotação sexual. Atualmente atribui-se a Alan Freed, um radialista norte-americano, o feito de ter usado o termo rock ‘n roll pela primeira vez. Ele fez isso em seu programa de rádio chamado Moondog Rock and Roll Party.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/13-de-julho-dia-mundial-do-rock.htm. Acesso em 13/07/2021.

Imagem: Google Imagens.

 

Postar um comentário

0 Comentários