RAÍZES DA ROÇA: TCC DE ADAILANE DOS SANTOS SOUZA, ESTUDANTE DE JORNALISMO DA UFRB




No dia 28 de maio de 2021, ADAILANE DOS SANTOS SOUZA, estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), apresentou seu TCC, com o título: “RAÍZES DA ROÇA: RADIODOCUMENTÁRIO SOBRE AS NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DOS JOVENS DA COMUNIDADE DE PERNAMBUCO NO ENSINO SUPERIOR”, objetivando registrar a trajetória e narrativas de cinco jovens da comunidade de Pernambuco, localizada no munícipio de Muritiba, no Recôncavo baiano.

Segundo a autora, o TCC foi estruturado na perspectiva de um produto radiofônico, tendo a duração de 20 minutos e 02 segundos, divido em três categorias: a trajetória acadêmica até adentrar na Universidade/faculdade, percurso na Universidade e perspectiva de futuro dos jovens entrevistados. Assim, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), “é um radiodocumentário que é um grito preso na garganta de muitos jovens que pensavam que o ambiente acadêmico não seria possível para eles”, salientou a estudante.

Já os jovens participantes do radiodicumentário e seus respectivos cursos superiores, são: Adailma dos Santos Souza, graduanda em Ciências Sociais (UFRB), Jacson Souza Brandão, graduando em Administração (FAMAM), Daniel Santos de Jesus, graduando em Gestão de Cooperativas (UFRB), Aline Gonzaga Ramos, graduanda em Farmácia (FAMAM) e Alessandra Gonzaga Ramos, graduanda em Psicologia (Faculdade Adventista da Bahia).

No tocante aos jovens participantes da produção acadêmica em tela, bem como a comunidade de Pernambuco, Souza destaca a sua concepção de valorização e identidade com o local, ou seja: “essa relação de pertencimento é muito forte no meu TCC. Eu amo o lugar em que eu moro, sonho em ver o seu desenvolvimento e principalmente que a juventude tenha mais oportunidades. O quanto eu puder fazer para dar visibilidade ao meio em que eu vivo eu vou fazer”.

A banca examinadora do TCC foi composta pelo Professor Doutor Guilherme Moreira Fernandes (orientador), a Professora Doutora Leila Maria Nogueira de Almeida Kalil, ambos da UFRB e  Caco Barcelos, escritor e repórter da Rede Globo, apresentador e editor-chefe do programa Profissão Repórter. Salientando, que Barcellos, entrevistou Adailane em maio de 2019, acerca de dificuldades enfrentadas por estudantes para cursar o ensino superior e os consequentes cortes de verbas pelo governo naquela época para a educação em geral, entrevista essa, exibida no Profissão Repórter de 06 de junho de 2019 (https://www.youtube.com/watch?v=dGp3d-QOr4s. Acesso em 01/06/2021), sendo que a banca conferiu a nota máxima (10) a estudante na apresentação do seu TCC.

Adailane dos Santos Souza, negra, 27 anos, sempre residiu na comunidade de Pernambuco, zona rural do município de Muritiba (BA), é filha do agricultor Adilson da Conceição Souza e da agricultora Maria de Lourdes Rocha dos Santos e tem quatro irmãos. Sempre estudou em escola pública, cursou o Ensino Médio no Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES) – Governador Mangabeira (BA). Orgulha-se de ser estudante de uma Universidade pública e cotista, enfatiza que pela sua trajetória, vivência na Pastoral da Juventude da Igreja Católica e pelo desejo de dar um retorno para sua comunidade com os conhecimentos que adquiriu ao longo do curso de Jornalismo, resolveu produzir o seu TCC acerca da temática em foco. Conclui afirmando que:

“O meu TCC, também é a minha história de vida. Eu valorizo muito a educação, principalmente como perspectiva de um futuro melhor. Amo morar na comunidade de Pernambuco, sonho com o seu desenvolvimento, enquanto jornalista eu vou lutar para dar visibilidade ao meu povo, bem como demonstrar que a juventude rural é muito potente e deseja ser reconhecida e valorizada”.

“Parabenizo a Adailane por mais essa conquista em sua vida, fruto de muita luta, dedicação e competência, bem como pela produção do relevante TCC no curso de Jornalismo da UFRB, com uma temática que contempla a identidade e o pertencimento do local onde mora, explicitando de forma qualificada a vivência de jovens universitários da comunidade rural de Pernambuco, município de Muritiba (BA), buscando através de uma produção jornalística dar visibilidade as comunidades rurais e o protagonismo de sua juventude. Tive a honra de ser professor de Adailane no Ensino Médio, desejo a ela muito sucesso na sua caminhada, que sua luta sirva de exemplo para outros jovens da nossa região”, salientou o professor Borges.

Segue o link para ouvir o radiodicumentário, TCC de Adailane dos Santos Souza: https://soundcloud.com/adailane-souza/raizes-da-roca-radiodocumentario-sobre-as-narrativas-e-trajetorias-dos-jovens-da-comunidade-de-pernambuco-no-ensino-superior. Acesso em 01/06/2021.

Postar um comentário

1 Comentários

professor borges disse…
Parabéns Adailane, TCC com ótima temática, ideia de pertencimento e identidade com a comunidade de Pernambuco.