Professora Janete Marques, lança segundo livro de Literatura Infantil e publica textos em coletânea relacionada a escritora Carolina Maria de Jesus


A professora e escritora, JANETE MARQUES, acaba de publicar pela editora Saíra seu segundo livro de Literatura Infantil, com o título: FLORA, FAÇA FLORIR, também constam textos da sua autoria, no livro CAROLINAS – A Nova Geração de Escritoras Negras Brasileiras, publicado através de uma coedição FLUP/Bazar do Tempo (2021).

Segunda a escritora, o livro Flora, Faça Florir, nasceu das suas contações e hoje vem se mostrar na literatura. Não só Flora, mas as mulheres que dividem com ela esse lindo jardim: Ayo, Abayomi, Zuri, Ayanna, uma constante busca para “romper silêncios é desafio para quem tanto foi silenciada. Encontrar a própria voz e fazê-la ecoar, como for possível, é quase uma missão. E Flora aceitou o desafio! Aprendeu a transformar silêncios em sons e sons em ação. Assim, encontrou um jeito todo especial de fazer florir dentro de si e ao seu redor”. (Disponível em: https://sairaeditorial.com.br/livros/flora-faca-florir/).

Também, fruto de uma seleção criteriosa com várias escritoras do Brasil, Marques insere seus textos com concepções de gênero e etnicorracias, no livro Carolinas – A Nova Geração de Escritoras Negras Brasileiras, o qual nasceu de uma necessidade de homenagear a trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo, seleção realizada a partir da Flup –Festa Literária das Periferias, evento de caráter internacional realizado na cidade do Rio de Janeiro marca. Nesse contexto a autora destaca que:

Escrito em todos os Brasis, em todos os tempos do agora”. Com esse título abrimos a parte 3 do livro Carolinas: a nova geração de escritoras negras brasileiras; aceitamos o desafio e escrevemos um diário coletivo. Vinte e nove mulheres e uma voz. “O diário dos diários de Carolinas” traz três contribuições minhas. Escrevo sobre a necessidade de nós, mulheres pretas, aprendermos e nos apoderarmos do “não”; falo da alegria e necessidade de apenas existirmos, um texto que convida a blindarmos à vida; e, ainda, trago um relato sobre violência obstétrica”.

Os livros já estão disponíveis para compra, sendo o primeiro no valor R$ 28,00. Disponível em: https://sairaeditorial.com.br/produto/flora-faca-florir/. O segundo no valor de R$ 60,00, pode ser encontrado através do seguinte linK: https://bazardotempo.com.br/loja/carolinas-a-nova-geracao-de-escritoras-negras-brasileiras/?utm_campaign=later-linkinbio-bazardotempo&utm_content=later-16129562&utm_medium=social&utm_source=instagram.

Janete Marques é licenciada em História pela Universidade Federal do Recôncavo Bahia – UFRB, atualmente é professora da educação infantil da Escola Vovó Dedé, localizada no bairro do Portão, município de Governador Mangabeira - Bahia, também desenvolve outras atividades pedagógicas relacionadas a História e Cultura Afro-brasileira e Africana, seu primeiro livro publicado foi: Um livro pra Nini... Um livro pra Nana..., (Scortecci Editora2019).

“Quanto talento, inteligência e capacidade para escrever, estão presentes na pessoa da professora Janete Marques, parabenizamos por mais essas brilhantes conquistas na sua vida, através da publicação do seu segundo livro infantil, bem como a inclusão de textos em uma coletânea relacionada a escritora Carolina Maria de Jesus, sem dúvidas, as ações desenvolvidas pela professora, demonstram o seu compromisso e valorização da literatura infantil, e seu engajamento nas questões vinculadas a educação das relações etnicorraciais”, salientou o professor Borges.

Postar um comentário

0 Comentários