NOTA DE PESAR




Lamentamos profundamente o falecimento da senhora GERÔNIMA DO AMOR DIVINO, avó da vereadora Ane do Sindicato. Ao passo, que nos solidarizamos com todos os seus familiares nesse momento de dor.

Aos seus 99 anos, dona GERÔNIMA, deixou um forte legado para a história e cultura do nosso município, através das práticas de parteira, benzedeira e rezadeira.

Residente na localidade do Carpina, DONA MARIA, como era conhecida, foi parteira por muito tempo, dizia ter “pego muitas crianças e nunca perdeu nenhuma. Só parou esse ofício quando foi criado o hospital de São Félix”.

 Também era rezadeira e benzedeira, rezava para vários tipos de doenças como: olhado, passagem, cobreiro, fogo selvagem, espinhela caída, era muito procurada por pessoas da região e de outros estados, como São Paulo. Além disso, era muito respeitada e conhecida por fazer o bem a sua Comunidade.

“Durante dois anos consecutivos, Dona GERÔNIMA foi homenageada nos Projetos da Consciência Negra do Colégio Estadual Professor Edgard Santos – CEPES. Em 2018, como Pessoa Negra de Destaque em Comunidades de Governador Mangabeira, já e em 2019 recebeu o troféu – Mulheres Negras CEPES. Muito obrigado dona GERÔNIMA pelo trabalho prestado a população mangabeirense, conhecimentos, saberes e amor ao próximo que nunca serão esquecidos. Descanse em paz”, salientou professor Borges.

Postar um comentário

0 Comentários