Google homenageia 100 anos da atriz brasileira Ruth de Souza


O Doodle de hoje homenageia a atriz brasileira Ruth de Souza, amplamente considerada uma das primeiras atrizes de teatro negro da história do Brasil. Com apresentações em teatro, televisão e cinema, Souza abriu caminho para os futuros artistas afro-brasileiros.

Nascida neste dia, em 1921, no Rio de Janeiro, Ruth de Souza aspirava a ser ator desde muito jovem. Ainda adolescente, ingressou no Teatro Experimental Negro do Rio, projeto fundado em 1944 para lutar contra a discriminação racial e abrir portas para o talento afro-brasileiro nas artes cênicas.

Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a pisar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com o espetáculo “O Imperador Jones” (1945), realizado pelo grupo Teatro Experimental do Negro (TEN). Por sua atuação no filme “Sinhá Moça” (1953), tornou-se a primeira brasileira indicada como melhor atriz em uma premiação internacional, no Festival de Veneza de 1954. É a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela, em “A Cabana do Pai Thomás” (1969).

Desta forma, em mais de 70 anos de carreira, a “Dama Negra da Dramaturgia” se tornou uma artista exemplar, passando a ser considerada responsável pela abertura de caminhos para atrizes e atores negros até os dias atuais.

Fonte: https://www.geledes.org.br/google-homenageia-o-100-anos-da-atriz-brasileira-ruth-de-souza/. / https://www.geledes.org.br/centenario-de-ruth-de-souza-e-marcado-por-atividades-e-intervencoes-artisticas/. Acesso em 12/05/2021.

Postar um comentário

0 Comentários