O PODER DAS REDES SOCIAIS


As redes sociais da internet são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, interagindo entre si.

As redes sociais mais usadas no mundo: Facebook. 2,7 bilhões de usuários. YouTube. 2 bilhões. WhatsApp. 2 bilhões. Facebook Messenger. 1,3 bilhão. WBXIN/WeChat. 1,2 bilhão. Instagram. 1,15 bilhão. LinkedIn. 727 milhões. TikTok. 689 milhões.

No Brasil, segundo o IBGE, sete a cada dez brasileiros estão conectados à rede. Os dados consideram 181,1 milhões de brasileiros, com 10 anos ou mais. O celular é o aparelho mais utilizado para o acesso dos brasileiros as redes sociais – 98%.

Entre as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros está o YouTube, com 60% de acesso, o Facebook com 59%, o WhatsApp com 56% e o Instagram com 40%. 

ALGUNS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DAS REDES SOCIAIS

Facilitam a expressão do que se sente e pensa: O compartilhamento de textos, fotos, vídeos e imagens é uma forma saudável de se expressar. Essa é uma oportunidade de compartilhar experiências e opiniões.

Sensação de solidão: A redes sociais acabam oferecendo um relacionamento superficial onde, muitas vezes, não há um aprofundamento das relações. A pessoa busca intimidade, porém há uma capa de superficialidade que não permite uma interação mais profunda, ou seja, a relação para num certo ponto.  

Estimulam a criatividade: Muitas pessoas usam o seu perfil na rede para se expressar e essa abertura, proposta pelas redes sociais, dá ao jovem a oportunidade de mostrar o seu talento. 

Criam barreiras para a socialização física: A pessoa tímida recorrerá às redes sociais para se expor, porém, dependendo do grau de timidez, o indivíduo pode usá-las como o único canal para interagir com as pessoas, fugindo da exposição face a face. Este distanciamento não é saudável.

É considerada um meio de comunicação democrático, pois o acesso a mesma é concebido de forma diversificada e com possibilidades para todas camadas sociais, principalmente no que se refere as redes sociais como:  Twitter, Facebook, Youtube e WhatsApp.

AS FAKE NEWS

O termo vem do inglês fake (falsa/falso) e news (notícias). Dessa forma, em português, a palavra significa notícias falsas. Assim, Fake News são as informações falsas que viralizam, na maioria das vezes nas redes sociais.

A intenção das fake news é incitar as pessoas a terem determinados comportamentos - influenciar decisões, provocar revolta, ódios, entre outros. 

O conceito fake news popularizou-se em 2016, na altura da campanha à presidência dos Estados Unidos da América (EUA), quando Donald Trump era candidato.

Para que as notícias falsas alcancem o efeito desejado, há equipes especializadas que trabalham na sua criação, pessoas das áreas de comunicação e de tecnologia.

Dicas para combater as fake news: sempre leia a notícia na íntegra antes de compartilhá-la, procure sobre a notícia no Google e veja outros meios de comunicação com credibilidade, pesquise sobre a confiabilidade do portal que está noticiando o fato, verifique a data de publicação da notícia, consulte órgãos oficiais e por último denuncie.  

Fontes:

https://webcompany.com.br/o-poder-das-redes-sociais-no-cotidiano-dos-brasileiros/. Acesso em 13/04/2021.

https://www.todamateria.com.br/fake-news/. Acesso em 13/04/2021.

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/poder.htm. Acesso em 13/04/2021. 



Postar um comentário

4 Comentários

Unknown disse…
A internet pode ser muito boa, poder usada a nosso favor em muitos casos, porém, temos que ter cuidado com a fake News como disse no texto.
Hoje em dia muitas pessoas usam a internet para fazer muita propaganda enganosa, difamar a imagem de outras pessoas e etc. Temos que nos cuidar, porque na internet tem o caso de muitos pedófilos, temos que ter cuidado com as crianças, mas, também aproveitar o que a internet tem de bom pra nós oferecer.
Anônimo disse…
A internet ao mesmo que ajuda desajuda tbm,pois vc pode cáir em golpes tipo alguém se passa por vendedor de algum imóvel que lá tá bem baratinho aí a pessoa cai e faz o depósito paga o fret aí a pessoa fica esperando por varias semanas e ND de chegar aí vc vai perceber que vc caiu em um golpe.
A internet tbm tem seu lado bom ela ajuda com pesquisas de casa ,tudo que vc procurar na Net sobre tudo Vc acha um exemplo do dicionário sao contadas de dedo pessoas que usam dicionário em forma de livro se vc for lá na play store vc acha o app,no livro vc vai ter que ir lá procurar a palavra e no dicionário pelo celular vc só coloca a palavra que já vai buscar o significado.
Anônimo disse…
A Internet pode oferecer risco às pessoas como também pode oferecer benefícios,muitas pessoas usam a Internet de má fé,aplicando golpes,denegrindo imagem de pessoas,passando Fake News...
Mas a Internet pode oferecer muitos benefícios para quem sabe usá-la,ajuda em pesquisas principalmente em meio à pandemia. Hoje em dia encontramos tudo que queremos na internet com apenas "UM CLIQUE",a internet tem muito a nos oferecer,basta usar com consciência e segurança,sempre verificando a veracidade dos fatos.
professor borges disse…
Boas reflexões acima, parabéns as autoras e autores.