Estudantes de História da UFRB apresentam artigo acerca do ensino de História Local no CEPES em evento na UFBA



As estudantes Cátia Cristina da Silva Santos, Milena Bela Lima, Roselane de Oliveira Sardinha e Rosinete de Moura Gonçalves do curso de História da UFRB, apresentaram na última terça (17/09/2019), no XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, o artigo denominado de PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL NO COLÉGIO EDGARD SANTOS EM GOVERNADOR MANGABEIRA-BA. O evento aconteceu na cidade de Salvador no campus da UFBA.
Segundo as autoras, o artigo tem como objetivo de pesquisa a instituição escolar Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES, localizado na cidade de Governador Mangabeira, no Recôncavo da Bahia, baseado nas atividades do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, vinculado ao subprojeto História, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com sua temática voltada para a abordagem das relações entre Ensino de História e História Local. O objetivo central foi reconhecer a realidade da escola, dando ênfase sobre como está sendo inserida a questão da História Local nas aulas de História.
Ainda, segundo as pesquisadoras, a partir do levantamento realizado, mostrou-se nítida a preocupação com os processos que possam vir a valorizar a história local do município, história que abrange as diversas camadas sociais, assim, abordagem da História local visa construir mentalidades e identidades coletivas, relacionando-se com diversificados grupos sociais, com intuito de reconstruir memórias passadas, e a partir daí transmitir as historicidades locais.
Dessa forma, as estudantes de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, concluíram que: “O ensino de História no Colégio Estadual Professor Edgard Santos vem possibilitando novas formas de conhecimentos para os alunos, muito em função da abordagem da história local do município, o que faz surgir entre os estudantes curiosidades históricas que, enraizadas na gênese do município, correspondem aos modos de vivências na localidade”.
Salientando que, no curso de História da UFRB, o PIBID é coordenado pelo professor Fabrício Lyrio dos Santos, já no CEPES essa coordenação teve início com o professor Luciano Dantas Esteves. Atualmente se encontra a cargo da professora Elizabete Rodrigues da Silva
“Parabenizo as estudantes da UFRB pela produção do relevante artigo, o qual visa refletir acerca do ensino de História Local no CEPES, demonstrando a importância dessa temática no processo de ensino e aprendizagem, buscando descontruir a predominância de um narrativa histórica centra apenas no eurocentrismos, para então valorizar a história de homens e mulheres em uma perspectiva local, nesse caso o município de Governador Mangabeira. Parabéns”, enfatizou o professor Borges.


Postar um comentário

0 Comentários