Estudante de Odontologia da FAMAM, apresenta TCC sobre Doenças Periodontais



Ontem (26/06/2019), Mauricio Silveira Pinheiro, estudante de Odontologia da Faculdade Maria Milza - FAMAM, defendeu seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), com a temática: Prevalência das Doenças Periodontais de Acordo com sua Classificação e Fatores de Risco Sociais e de Saúde, sendo sua orientadora a professora Dr. Kaliane Rocha Soledade, já a banca examinadora foi composta pelos seguintes professores: José Guilherme Paternostro, Paulo Ivo Marques, Andréia Jaqueira da Silva Borges, os quais expressaram fortes elogios ao trabalho do mencionado estudante, bem como a relevância social da temática escolhida para a pesquisa em foco. Salientando que Maurício, reside na cidade de Governador Mangabeira e cursou o Ensino Médio no Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES. 

“As doenças periodontais, incluindo a gengivite e a periodontite, representam um problema de saúde pública, atingindo uma considerável parcela da população, ocasionando desde pequenas perdas até a avulsão total do dente devido sua evolução/progressão, gerando repercussões negativas também de caráter sistêmico”, salientou Mauricio Silveira Pinheiro. Para desenvolver sua pesquisa, o futuro dentista, usou como parâmetro a incidência das doenças periodontais na Unidade Básica de Saúde, José Eduardo Silva, localizada na Rua Vanju, na cidade de Governador Mangabeira, sendo o objetivo geral “avaliar a prevalência das doenças periodontais de acordo com sua classificação por extensão e gravidade, associando à fatores de risco sociais e de saúde em um município do Recôncavo da Bahia”.  

Pinheiro, ainda salienta, que “os participantes do estudo foram pacientes acima dos 18 anos de idade que possuem cadastro na respectiva unidade, levado em consideração a análise de dados dos prontuários odontológicos, aplicação de questionários aos pacientes no momento da consulta, e realização de exame clinico periodontal completo para determinação do diagnóstico”. A interpretação desses dados, segundo o autor, possibilitou a seguinte conclusão: "alta prevalência de gengivite do tipo localizada em pacientes com idade menor ou igual a trinta anos, que não realizam o uso do fio dental regularmente e não comparecem a consultas rotineiras ao dentista, destacando o sexo masculino.

“Parabenizo a Maurício da Silva Pinheiro pela brilhante apresentação do seu TCC, principalmente pela relevância da temática, demonstrando a relação da Odontologia como as políticas públicas de saúde. Também, o parabenizo por essa significativa conquista em sua vida, muito em função das dificuldades enfrentadas, mas que foram superadas com responsabilidade, dedicação e competência. Que essa conquista de Mauricio, possa servir de exemplo para outros jovens de nosso município. Valeu, Sucesso em sua carreira como dentista", salientou o professor Borges, que esteve presente na apresentação do citado TCC, juntamente com a mãe e o irmão do mencionado graduando: Lucinalva de Azevedo Silveira e Maique Silveira Pinheiro

Postar um comentário

0 Comentários