CEPES realiza comemoração dos 40 anos de fundação e culminância do Projeto Consciência Negra








Entre os dias 13 e 14 de novembro de 2018, aconteceram dois eventos marcantes no Colégio Estadual Professor Edgard Santos – CEPES, localizado na cidade de Governador Mangabeira: a comemoração pelos 40 anos de fundação da instituição de ensino e a culminância do projeto da Consciência Negra.

A comemoração pela passagem do quadragésimo aniversário de fundação do CEPES (14/03/1978) foi marcada por muita emoção, alegria e reencontros, quando várias pessoas representando um segmento específico da comunidade escolar foram homenageadas, recebendo uma placa em alusão a trajetória de sucesso do Colégio, dentre as quais podemos destacar: Geraldo Nobre (primeiro diretor), Acacilda Pereira (primeiras alunas) Marinalva Coelho (primeiras funcionárias de apoio), Marcelo Antônio de Sales (estudantes atuais), Vilma Lima (mães atualmente), Célia Santana (professoras em atividade), Rita de Cássia de Ferreira de Santana (atual diretora), Adauto João Mamona (prefeito da época da fundação) e representando a Secretaria Estadual de Educação a senhora Sandra Maria Santos. Ressaltando que apresentação do evento ficou a cargo da professora Evani Rodrigues e do professora Luciano Dantas, que desenvolveram essa função com maestria.

O evento contou com a participação de várias pessoas que atuaram no CEPES durante esses 40 anos em várias funções como professores, merendeiras, porteiros, serviço gerais, auxiliar administrativo e outros. Também, foi marcado com a significativa presença dos alunos e a comunidade estudantil em geral, estudantes de história da UFRB, além de autoridades como: Marcelo Pedreira de Mendonça (prefeito), secretários municipais: Ribamar Rodrigues (Educação) e Derlan Queiroz (Meio Ambiente), Pedro Borges (Chefe de Gabinete), Maria das Graças Menezes, Cronor da Silva e José Mário de Santas (vereadores(a). No final, além de cantar os parabéns para O CEPES e foi bolo para os presentes, bolo esse produzido pela ex-professora da instituição Jaciara Maria da Silva, a qual também foi homenageada.

Já no dia 13 durante a noite e 14 pela manhã, aconteceu a culminância do projeto da Consciência Negra, com a temática: História e Cultura Afro-brasileira: um Olhar Local e Regional, quando os estudantes realizaram brilhantes apresentações relacionadas aos seus subtemas, divididos da seguinte forma: 1º ano - História e Cultura Afro-brasileira em uma perspectiva local. 2º Ano – A Presença Negra no Recôncavo Baiano. 3º ano - a presença dos negros e das negras na história do CEPES. EJA - Ações exitosas de negros e negras em comunidades do município de Governador Mangabeira.

Cada turma, também produziu um banner contendo um resumo do seu subtema, o qual ficou exposto durante o evento. Dentre as temáticas abordadas nas apresentações podemos destacar: características de terreiros de Candomblé locais, práticas de rezadeiras, charuteiras e beijuseiras, história do samba de roda e capoeira, Irmandade da Boa Morte, Caretas do Mingau de Saubara, Comunidades Quilombolas, lideranças negras comunitária, dados estatísticos sobre a presença negra no CEPES, trajetória acadêmica e profissional de ex-alunos negros do CEPES, retrospectivas dos projetos da Consciência Negra e outros. No final da atividade uma casal de cada sala desfilou com características estéticas afro-brasileira.

“Agradeço a todas as pessoas que prestigiaram os eventos do CEPES nos dias 13 e 14/11, foram momentos inesquecíveis, tanto da comemoração dos 40 anos, como da Consciência Negra. Fiquei extremamente feliz pelas homenagens recebidas, as quais fazem aumentar o meu compromisso pela manutenção da qualidade do ensino e aprendizagem da nossa instituição, também parabenizo as pessoas homenageadas e aos estudantes pelas qualificadas apresentações relacionadas a Consciência Negras”, salientou Rita de Cássia de Ferreira de Santana – diretora do CEPES.

Já a professora Divanise Vieira, coordenadora da área de humanas do CEPES, destacou que: “o evento da comemoração dos 40 anos foi muito marcante, principalmente no sentido da valorização da memória e do respeito as pessoas que fizeram parte dessa trajetória. Quanto ao projeto da Consciência Negra, percebemos a preocupação dos alunos em produzir trabalhos extremamente significativos no tocante a história e cultura afro-brasileira em uma perspectiva local e regional”.

Também, os estudantes demonstram sua alegria e satisfação pela realização dos eventos.

“A festa dos 40 anos do CEPES foi maravilhosa, também nós tivemos um maravilhoso evento da consciência negra que foi tudo muito lindo” (Carlos Fiuza – 1º DM).

Achei os eventos ótimos, bem organizados. Tudo top” (Edson – 3º CM).

A realizações dos dois eventos contou com o apoio e colaboração das seguintes instituições e empresas: Secretarias Estaduais de Educação e de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Municipais de Meio Ambiente e Ação Social, NTE 21, FTD Editora, Seta Representações, Daniel da Lanchonete, Samir Eventos, Edvanda Eventos, Jaciara Eventos, Mini Max, Ouro Gás e MB Papelaria, as quais agradecemos profundamente pela colaboração.

“Parabenizo as pessoas homenageadas no evento dos 40 anos do CEPES, sem dúvidas uma momento que vai ficar para história, principalmente pelo reconhecimento e valorização dessas pessoas. No que se refere ao o projeto da Consciência Negra, notamos a preocupação dos estudantes em focar no subtema de sua sala, com apresentações extremamente contundentes para a valorização da história e cultura negra no ambiento local e regional. Foi tudo ótimo, obrigado a todos e a todas que nos ajudaram a realizar tão relevantes atividades, demonstrando mais uma vez a preocupação do CEPES em priorizar uma educação voltada para a vida”, afirmou professor Borges.  

Postar um comentário

1 Comentários

Unknown disse…
Fiquei surpresa por todos essas realizações e esforços de todos vocês, amei muito esses eventos e vou levar comigo pra vida toda.De Todos eventos que aconteceu no colégio esse foi maravilhoso, muito bom mesmo.
Parabéns👏👏😘