21 de Janeiro - Dia Nacional de Combate a IntolerĂ¢ncia Religiosa

Entidades brasileiras celebram, neste sĂ¡bado (21), o Dia Nacional de Combate Ă  IntolerĂ¢ncia Religiosa. A data foi instituĂ­da em 2007 depois da morte da sacerdotisa do candomblĂ© GildĂ¡sia dos Santos, conhecida como MĂ£e Gilda. ApĂ³s ter a casa e o terreiro de candomblĂ© em Salvador, invadidos por grupos de outra religiĂ£o e o marido agredido, a  iyalorixĂ¡ morreu em decorrĂªncia de um infarto. Atualmente, o dia Ă© uma oportunidade para atentar sobre a necessidade de se respeitar a diversidade religiosa e, assim, reduzir os casos de crimes de Ă³dio no PaĂ­s.
Segundo dados da Secretaria dos Direitos Humanos (SDH), vinculada ao MinistĂ©rio da Justiça, entre janeiro e setembro de 2016 (dado mais recente disponĂ­vel), foram registradas 300 denĂºncias de intolerĂ¢ncia religiosa, pelo Disque 100. Na comparaĂ§Ă£o com o mesmo perĂ­odo do ano passado, que teve 146 denĂºncias, foi registrado um aumento de 105%, sendo que 70% dessas denĂºncias sĂ£o relacionadas Ă s religiões de matriz africana. 
O aumento, porĂ©m, pode ser ainda maior, pois os dados do ano inteiro nĂ£o foram consolidados. E apesar do nĂºmero alarmante, nem todos denunciam as agressões sofridas.

O Dia Nacional de Combate Ă  IntolerĂ¢ncia Religiosa deve ser todos os dias, em todos os lugares, pois ainda falta muito para que as diversas formas de intolerĂ¢ncias sejam coisas do passado e que os direitos humanos sejam garantidos para todas e todos, religiosos ou nĂ£o.

Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/06/1648607-a-cada-3-dias-governo-recebe-uma-denuncia-de-intolerancia-religiosa.shtml
http://www.pt.org.br/dia-nacional-de-combate-a-intolerancia-religiosa/

http://www.vermelho.org.br/noticia/291138-1

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios