ESCOLA MUNICIPAL JOÃO ALVES, REALIZA PROJETO SOBRE REVOLTA DOS BÚZIOS





Entre os meses de outubro e novembro, a Escola Municipal João Alves, localizada na comunidade de Jacarezinho - Governador Mangabeira, desenvolveu o projeto pedagógico com os alunos do 4º e 5º anos, denominado: REVOLTA DOS BÚZIOS: A REVOLTA QUE NOS FORTALECE, POIS A LUTA CONTINUA, coordenado pela professora Rosiane Oliveira dos Santos. O projeto tem como objetivo realizar uma reflexão desse movimento que aconteceu na Bahia em em agosto de 1798, sendo um dos principais objetivos o fim da escravidão, sendo os líderes Lucas Dantas, Manoel Faustino, João de Deus e Luiz Gonzaga das Virgens, ambos foram enforcado na praça da piedade em novembro desse mesmo ano. 
Segundo a professora coordenadora do projeto, a ideia surgiu a partir de uma palestra que foi apresentada pelo professor Borges na Escola João Alves, relacionada ao líder abolicionista Luís Gama, no entanto o palestrante  mencionou o nome  Revolta dos Búzios, dizendo que não tinha muito tempo para falar  sobre a mesma, sugerindo que a professora abordasse em suas aulas algo acerca do mencionado movimento, então foi solicitado dos estudantes uma pesquisa sobre a temática em foco, assim surgiu o projeto.
Além da pesquisa, a atividade conta com as seguintes etapas: oficinas de leitura e interpretação de historinhas elaboradas pelos alunos; conversação sobre a  leitura e interpretação das historinhas; produção de cartazes; apresentação em sala de aula; oficinas de produção de pulseiras e a divulgação em outras unidades de ensino do município.
"Queremos parabenizar toda equipe da escola João Alves (Ana Paula Santiago, Rosiane Oliveira dos Santos, Jaquelina dos Santos Oliveira, Rosimeire Moura Barros, Marilene Araújo do Vale, Sabrina Lamara Bispo da Silva), em especial a professora Rosiane Oliveira, pelo desenvolvimento do brilhante projeto, algo de grande relevância para a efetivação do ensino de história e cultura afrobrasileira nas escolas do nosso município, bem como, fazer cumprir o que determina a lei 10.639/2003, uma fez que a Revolta dos Búzios, se configura como uma grande movimento popular da história do Brasil. Fiquei lisonjeado quando os alunos apresentaram a atividade para mim e Daniel, logo depois da palestra sobre a História do Samba no Brasil, sem dúvidas uma atividade de alta qualidade, com as etapas bem estruturadas, sair de lá encantado com a performasse dos estudantes, tanto na apresentação, quanto na elaboração das histórias. Parabéns!!!", salienta oo professor Borges
Também, desejo parabenizar a escola João Alves, na figura de sua diretora Sabrina Lamara e os demais funcionários, por receber o prêmio (Escola Criativa) da empresa Votorantin, através do Projeto Horta na Escola. Parabéns!!!  


Postar um comentário

0 Comentários