100 ANOS DO SAMBA NO BRASIL




Hoje comemoramos o centenĆ”rio do Samba no Brasil, pois exatamente em 27 de novembro de 1916, Ernesto Joaquim Maria dos Santos, conhecido como DONGA, registrou na Biblioteca Nacional o primeiro samba - PELO TELEFONE. Vejamos alguns trechos da letra dessa mĆŗsica: "O chefe da folia/ Pelo telefone manda me avisar/ Que com alegria/ NĆ£o se questione para se brincar/ Ai, ai, ai / Ɖ deixar mĆ”goas pra trĆ”s, ó rapaz/ Ai, ai, ai/ Fica triste se Ć©s capaz e verĆ”s..."
O samba surgiu no RecĆ“ncavo Baiano no inicio do sĆ©culo XIX, sendo que o primeiro estilo foi o de roda. Suas raĆ­zes sĆ£o relacionadas com a presenƧa  africana no território brasileiro, a partir do perĆ­odo colonial. 
O samba foi introduzido no Rio de Janeiro, através da baiana Tia Ciata em 1876. Além do samba de roda, na atualidade existem uma variedade de estilos de samba, como: chula, coco, lundu, canção, carnavalesco, enredo, reggae, pagode, protesto e outros.
A partir dos anos 1930, o samba ganhou grande espaƧo na indĆŗstria fonogrĆ”fica e tambĆ©m foi usado pela polĆ­tica ditatorial de GetĆŗlio Vargas na Ć©poca do Estado Novo. Os grandes sambistas e compositores da Ć©poca do rĆ”dio sĆ£o: Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Ary Barroso e Adoniran Barbosa, MĆ”rio Lago, Ataulfo Alves, Carmem Miranda, Aracy de Almeida e outros.
A partir Na dĆ©cada de 1970, comeƧa a surgir uma nova geração de sambistas. Podemos destacar: Paulinho da Viola, Jorge AragĆ£o, JoĆ£o Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Chico Buarque, JoĆ£o Bosco, Alcione, Clara Nunes, Benito de Paula, Martinho da Vila, Nelson Rufino, RiachĆ£o, AgepĆŖ, Elis Regina, Jair Rodrigues, Lecy BrandĆ£o, Almir Guineto, Roberto Ribeiro, Bezerra da Silva e outros.
Durante esse mês de novembro, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade - SEPROMI de Governador Mangabeira, realizou nas escolas municipais (CEPAVP, CEAG, João Alves, Centro Paroquial, Municipal de Quixabeira, Elza Souza e Luiz Santos), uma série de palestras acerca dos 100 anos do samba, bem como o Colégio Estadual Edgard Santos, desenvolveu um projeto pedagógico envolvendo essa temÔtica e o Colégio Estadual José BonifÔcio, realizou uma palestra.

Para finalizar, deixamos um dos trechos da mĆŗsica de Alcione: “NĆ£o deixe o samba morrer / NĆ£o deixe o samba acabar / O morro foi feito de samba / De Samba, pra gente sambar”.

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios