Livro do professor Jânio Roque, explica a importância das festas juninas

Aproveitando o período de festas juninas, gostaria de divulgar o meu livro: “Da casa à praça pública: a espetacularização das festas juninas no espaço urbano”. Salvador – EDUFBA, 2012 (340 páginas). Esse liv...ro foi lançado em alguns eventos na Bahia, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Universidade Federal da Bahia - UFBA e Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, e em outros estados, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (Encontro Nacional de Geógrafos – EGAL) e Universidade Federal do Mato Groso – UFMT (V Colóquio Nacional do NEER – Núcleo de Estudos em Espaço e Representações). Foi lançado e divulgado na TV Educativa da Bahia:
http://www.youtube.com/watch?v=tCwibXqwe1I

Segue abaixo a síntese do livro:

Da casa á praça pública: a espetacularização das festas juninas no espaço urbano

As festas juninas do passado eram eventos predominantemente familiares, nos quais às práticas profanas se mesclavam mitos, lendas e elementos da religiosidade. Nos eventos festivos do presente, nota-se uma ampliação do caráter profano e um processo de ressignificação dos seus aspectos folclóricos, ao tempo em que se nota uma projeção espetacular, atraindo milhares de pessoas para determinadas cidades. Apesar de mobilizar em diferentes intensidades todos os municípios da Região Nordeste do Brasil, o São João espetacularizado apresenta uma dimensão espacial, imagética, e quantitativa mais expressiva em determinadas unidades urbanas do território baiano, que exercem uma centralidade festiva sazonal, destacando-se notadamente em termos de projeção midiática. Na presente obra, analisam-se a dinâmica territorial, os impactos e as especificidades das festas juninas espetacularizadas no espaço urbano de Amargosa, Cachoeira e Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, destacando as formas de inserção e adequação desses eventos em espaços públicos importantes na malha urbana local, bem como busca-se entender as suas interfaces com outros eventos realizados em espaços privados, a exemplo de fazendas periurbanas. Para a consignação dos objetivos, utilizou-se um referencial teórico-conceitual que foi relacionado analiticamente a dados quantitativos e qualitativos e a documentos institucionais. A pesquisa revelou que apesar do caráter espetacular e mercadológico das festas juninas da atualidade, utilizadas como promotoras do city marketing e da turistificação pelas municipalidades nos principais pólos juninos baianos, as festividades da dimensão familiar e comunitária coexistem nos interstícios desses grandes eventos, como formas de entretenimento festivo reinventadas.

Informações sobre o autor:

Janio Roque Barros de Castro
Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus V Santo Antônio de Jesus. Doutor em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Possui graduação e especialização em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Orienta dissertações de Mestrado, pesquisas de iniciação científica e monografias de graduação. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Recôncavo: Território, Cultura, Memória e Meio Ambiente. Membro da Rede de Pesquisadores / Professores do NEER - Núcleo de Estudos em Espaço e Representações. Publica capítulos de livros e artigos em periódicos do Brasil e do exterior sobre festas populares, a relação entre cultura e espaço urbano e sobre abordagens da Geografia Cultural contemporânea.

Caso tenha interesse, o livro pode ser comprado nos seguintes locais:
EDUFBA LIVRARIA 1
Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho
Rua Basílio da Gama, s/n
(ao lado da Escola de Enfermagem)
Campus do Canela
40110-909 Salvador-BA
Tel./Fax: (71) 3283-7075

EDUFBA LIVRARIA 2
Rua Barão de Jeremoabo, s/n
(Biblioteca Reitor Macedo Costa)
Campus de Ondina
40170-115 Salvador-BA
Tel./Fax: (71) 3283-6165

EDUFBA LIVRARIA 3 – CEAO
Praça Inocêncio Galvão, 42
Largo Dois de Julho
40060-180 Salvador-BA
Tel./Fax: (71) 3322-6742

LDM – LIVRARIA MULTICAMPI
UFBA – Campus Vale do Canela, Prédio da Faculdade de Educação - Térreo
Tel.: (71) 3247-4836
faced@livrariamulticampi.com.br
Rua Machado de Assis, n. 16 - Brotas
Tel.: (71) 3277-8600 / 3277-8626
loja@livrariamulticampi.com.br
Espaço Unibanco de Cinema – Praça Casto Alves, s/n
Tel.: (71) 3012-2314
glauber.rocha@livrariamulticampi.com.br

LIVRARIA CULTURA
www.livrariacultura.com.br
71 – 3505-9050
71 – 3505-9051
(Vende na loja e pelo site da livraria).

Obs. Caso você more no Recôncavo baiano (Governador Mangabeira, Muritiba, Cachoeira, São Félix, Cruz das Almas, Cabaceiras do Paraguaçu, Sapeaçu, Conceição do Almeida ou Santo Antônio de Jesus) e tenha interesse, posso disponibilizar um exemplar e entregar pessoalmente. Basta entrar em contato pelo e-mail: janiocastro@bol.com.br

Abraço a todos e todas e boas festas juninas

Janio Roque Barros de Castro
Ver mais

Postar um comentário

0 Comentários