O Colégio Estadual José Bonifácio representará a Direc 32 e a cidade de Governador Mangabeira na Feira Nacional de Matemática em 2014.

O projeto Jogos de Origem Africana: uma abordagem no ensino de matemática, orientado pela professora de matemática Jucineide Conceição e apresentado por duas alunas; Adriele Souza e Ana Kelly Santiago na VIII Feira Baiana de Matemática realizada na cidade de Salvador, foi premiado como projeto destaque na abordagem de ensino para os anos finais do fundamental II. Esse projeto que contou com a colaboração de 13 alunos do 2º A matriculados na unidade escolar CEJB (Colégio Estadual José Bonifácio), da cidade de Governador Mangabeira, trata-se de uma proposta de aplicabilidade na matéria de matemática, das Leis 10.639/03 e 11.645/08 - que determinam o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e indígena nas entidades escolares interdisciplinarmente.

O trabalho, motivo de pesquisas da professora utiliza-se da ludicidade inerente aos jogos, fazendo um recorte de jogos de origem africana possíveis de adaptação para o estudo de matemática. Para fornecer aos alunos informações sobre a cultura Afro-brasileira, assim como, momentos informais de exercícios nas aulas de matemática que exijam do discente conhecer as operações com os conjuntos numéricos, equações do 1º grau e algumas definições.

A SEPROMI - Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade do município de Governador Mangabeira parabeniza o Colégio Estadual José Bonifácio na figura da professora Jucineide Conceição e das alunas Adriele Souza e Ana Kelly Santiago, pela elaboração e apresentação do projeto Jogos de Origem Africana: uma abordagem no ensino de matemática, que foi premiado como projeto destaque na VIII Feira Baiana de Matemática. “Projetos como estes além de valorizar a cultura afro-brasileira, contribui para a desconstrução de preconceitos e estereótipos étnicos, sobretudo nos espaços educacionais, além disso, reforça as políticas afirmativas que vem sendo implementadas no município e em todo o Brasil”. Afirmou o professor Borges – Secretário Municipal de Promoção da Igualdade.

PARABÉNS A PROFESSORA E AS ALUNAS ENVOLVIDAS COM O PROJETO.

Postar um comentário

0 Comentários