Sisu de meio de ano vai oferecer quase 40 mil vagas, diz MEC

A edição do segundo semestre deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior terÔ 39.724 vagas, segundo balanço preliminar divulgado pelo MEC na tarde desta segunda-feira (3).

De acordo com os dados, 54 instituições jÔ aderiram ao sistema com 1.179 cursos. As inscrições serão abertas no próximo dia 10 e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 14 nosite do Sisu. Segundo o MEC, o número de vagas ainda pode mudar até a abertura do sistema.
A portaria com o edital do Sisu de meio de ano foi publicada nesta segunda-feira (3) no "DiÔrio Oficial da União". Só poderÔ participar do Sisu quem tiver feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e que não tenha tirado zero na redação. O MEC ainda não informou o número de vagas que estarão disponíveis neste processo seletivo.
A primeira chamada do Sisu serĆ” feita no dia 17 de junho, com matrĆ­culas nos dias 21, 24 e 25; a segunda chamada no dia 1Āŗ de julho, com matrĆ­culas nos dias 5, 8 e 9 de julho.
Os candidatos poderĆ£o escolher duas opƧƵes de vagas disponĆ­veis no site. Eles deverĆ£o acompanhar a inscrição atĆ© o final para ver quais as possibilidades de obter aquela vaga. Ɖ possĆ­vel mudar a opção quantas vezes quiser atĆ© o Ćŗltimo minuto do prazo. A Ćŗltima alteração Ć© a que serĆ” considerada vĆ”lida.
Ao se inscrever no processo seletivo do Sisu, o estudante deverÔ especificar em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso, turno. O candidato deverÔ ainda dizer qual é a a modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer às vagas reservadas para estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública, para cotas a alunos que se autodeclarem negros, pardos ou indígenas; para às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu; ou para as vagas destinadas à ampla concorrência.
Ɖ proibido se inscrever em mais de uma modalidade de concorrĆŖncia para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.
A lista de espera do Sisu serÔ utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu.
Em caso de empate entre dois ou mais estudantes pelas notas do Enem 2012, o desempate serĆ” feito, pela ordem:
I - nota obtida na redação;
II - nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias;
III - nota obtida na prova de MatemƔtica e suas Tecnologias;
IV - nota obtida na prova de CiĆŖncias da Natureza e suas
Tecnologias;
V - nota obtida na prova de CiĆŖncias Humanas e suas Tecnologias.

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios